ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Minas Gerais

Coordenadores do FIP fazem visita técnica no Triângulo Mineiro

11 de maio 2022
Por Senar

Duas propriedades do Triângulo Mineiro receberam uma visita técnica da coordenação nacional do Projeto FIP Paisagens Rurais, executado no estado pelo Sistema FAEMG. O objetivo foi verificar como as ações do projeto estão sendo desenvolvidas em campo. Participaram das visitas, realizadas na última semana em Uberaba, a coordenadora técnica do FIP Paisagens no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Bárbara Evelyn Silva, o coordenador do projeto em Minas Gerais, Ricardo Tuller, além de supervisores, técnicos de campo e representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

“Foi uma oportunidade para apresentar à coordenação nacional e demais parceiros como o projeto está sendo aplicado nas propriedades nesta região. Verificamos práticas de conservação do solo e recuperação de pastagens, como a construção de terraços e bolsões para evitar o carreamento do solo e favorecer a infiltração de água, melhorando a oferta de água via nascentes, por exemplo”, explicou Tuller. De acordo com ele, na Fazenda Capão Alto, uma das propriedades visitadas, foi possível ver que as duas nascentes existentes na área passaram a ter mais água após a aplicação dessas práticas.

Com apenas seis meses de assistência, a fazenda de pecuária de corte de 49 hectares já recuperou oito hectares no período. “O trabalho está indo muito bem na propriedade. Inicialmente, a preocupação foi garantir um estoque de volumoso. Para os próximos meses, o foco é gerar receita com a venda de animais e cuidar dos pastos”, comentou o técnico de campo Sidney de Freitas Gomes Júnior. Ele avaliou que a visita foi muito produtiva, especialmente para a troca de ideias relacionadas à proteção de áreas de APP e reserva legal.