Logo CNA

Minas Gerais

Coordenadores do FIP fazem visita técnica no Triângulo Mineiro

11 de maio 2022

Por: SENAR MINAS

Duas propriedades do Triângulo Mineiro receberam uma visita técnica da coordenação nacional do Projeto FIP Paisagens Rurais, executado no estado pelo Sistema FAEMG. O objetivo foi verificar como as ações do projeto estão sendo desenvolvidas em campo. Participaram das visitas, realizadas na última semana em Uberaba, a coordenadora técnica do FIP Paisagens no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Bárbara Evelyn Silva, o coordenador do projeto em Minas Gerais, Ricardo Tuller, além de supervisores, técnicos de campo e representantes do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

“Foi uma oportunidade para apresentar à coordenação nacional e demais parceiros como o projeto está sendo aplicado nas propriedades nesta região. Verificamos práticas de conservação do solo e recuperação de pastagens, como a construção de terraços e bolsões para evitar o carreamento do solo e favorecer a infiltração de água, melhorando a oferta de água via nascentes, por exemplo”, explicou Tuller. De acordo com ele, na Fazenda Capão Alto, uma das propriedades visitadas, foi possível ver que as duas nascentes existentes na área passaram a ter mais água após a aplicação dessas práticas.

Com apenas seis meses de assistência, a fazenda de pecuária de corte de 49 hectares já recuperou oito hectares no período. “O trabalho está indo muito bem na propriedade. Inicialmente, a preocupação foi garantir um estoque de volumoso. Para os próximos meses, o foco é gerar receita com a venda de animais e cuidar dos pastos”, comentou o técnico de campo Sidney de Freitas Gomes Júnior. Ele avaliou que a visita foi muito produtiva, especialmente para a troca de ideias relacionadas à proteção de áreas de APP e reserva legal.

Coordenadores do FIP fazem visita técnica no Triângulo Mineiro - SENAR MINAS

Trabalho reconhecido

A coordenadora técnica do FIP Paisagens no SENAR, Bárbara Evelyn Silva, avaliou que o trabalho que o SENAR MINAS vem fazendo no projeto tem se mostrado efetivo para o alcance dos resultados. “As ações de suporte e monitoramento in loco tem por objetivo avaliar os avanços do projeto no estado e auxiliar a equipe nas estratégias de atuação em campo. A visita às propriedades atendidas é fundamental nesse processo. Pudemos ver na prática como o projeto está sendo implementado e os benefícios que podem ser gerados a partir dele”, destacou.

De acordo com ela, o manejo integrado da paisagem, com adoção de práticas de produção sustentáveis e adequação ambiental, gera ganhos em produtividade, conservação do solo e da água na propriedade. “São fatores que geram valor para a atividade produtiva, para o produtor e influenciam positivamente a região”, finalizou Bárbara.

Atualmente, o Projeto FIP Paisagens Rurais atende 1.553 produtores da pecuária de corte e de leite no Triângulo Mineiro, que estão inseridos na Bacia do Rio Tijuco. A assistência já proporcionou a recuperação de cerca de 10.000 hectares de pastagens e 6.500 hectares de passivos ambientais. “Entre os meses de julho e novembro vamos iniciar o atendimento a mais 500 produtores nos 12 municípios onde o projeto está presente em Minas Gerais”, destacou Tuller.

Alinhamento de demandas

Antes das visitas às propriedades, a coordenadora técnica do FIP Paisagens no SENAR também participou de reunião para alinhamento das demandas do projeto, juntamente com o coordenador no estado, Ricardo Tuller, o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, e os quatro supervisores do projeto na região.

“Alinhamos várias questões como a contratação de novos técnicos e o cronograma de aplicação dos questionários para captação de mais produtores para o projeto”, comentou Tuller. O gerente regional Caio Oliveira destacou que também foram discutidos os Dias de Campo que serão promovidos com os produtores assistidos, entre os meses de julho e setembro. “Estamos programando 10 eventos que vão contemplar todos os municípios que hoje estão inseridos na assistência do FIP Paisagens. Será mais um momento para levar conhecimento diretamente para o produtor rural”, finalizou.

O supervisor Sebastião de Paula Rezende Junior avaliou que a visita da coordenação nacional foi muito positiva e possibilitou um olhar global do projeto. “Fizemos uma avaliação completa do trabalho de supervisão, dos resultados alcançados, das dificuldades e desafios, além de sanar dúvidas para que possamos atingir nossas metas, com mais segurança e engajamento para a continuidade da assistência ao produtor aqui na ponta”, ressaltou.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

Matérias Relacionadas