Logo CNA

Conselho do Agro debate temas urgentes para o setor
IMG 4296

Reunião abordou crédito agrícola, seguro rural e licenciamento ambiental

16 de maio 2019
Por CNA

Brasília (16/05/2019) – A 20ª reunião do Conselho do Agro debateu temas urgentes para o setor agropecuário nesta quinta (16), na sede da CNA, como crédito e seguro rural, agentes de financiamento, políticas agrícolas de longo prazo, licenciamento ambiental e a construção de uma agenda legislativa única para o agro.

“Debatemos assuntos em busca de um consenso de todas as entidades e para termos respostas para um crédito mais eficiente, para um licenciamento com menos burocracia e para termos, dentro do Congresso, políticas que interessam ao Brasil como um todo”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

João Martins

O secretário-adjunto de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Ângelo Mazzillo Júnior, falou sobre a visão de futuro da agropecuária brasileira, relatou uma série de iniciativas da pasta para o desenvolvimento do setor e analisou alternativas para fortalecer o sistema privado de financiamento.

“Temos que fazer uma divulgação e um incentivo junto ao sistema bancário e às outras entidades que podem aplicar recursos financeiros no agro como, por exemplo, os fundos de pensão. Existe toda uma oportunidade de investimento no setor que ainda pode ser bem melhor explorada”, disse ele.

José Ângelo Mazzillo Júnior

Outro destaque do encontro foi o Projeto de Lei 3.729/2004, sobre a Lei Geral do Licenciamento Ambiental. O relator do projeto na Câmara dos Deputados, deputado federal Kim Kataguiri (DEM/SP), apresentou as propostas que estão sendo construídas e recebeu sugestões dos participantes do Conselho.

“Nós vivemos numa obscuridade de legislações, uma sobrepondo a outra, departamentos mandando em ministérios, resoluções mandando em lei, que não pode acontecer mais. Nós não podemos viver com essa insegurança no processo”, afirmou o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Márcio Lopes de Freitas.

Márcio Lopes de Freitas

Durante a reunião, o superintende técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresentou um estudo sobre a demanda do seguro rural no Brasil. A necessidade da elaboração de um Plano Agrícola e Pecuário plurianual também foi discutida pelos representantes das entidades integrantes do Conselho do Agro.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte