ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Conexão AgriHub destaca os desafios das habilidades profissionais do agro
Conexao

O Conexão AgriHub Space trouxe o tema “Pessoa e processos – O desafio das habilidades profissionais do agro”

11 de julho 2022
Por CNA

O mercado de trabalho, em especial no agronegócio, muda a cada momento, sendo preciso se adaptar aos novos processos, pois a tecnologia também está ditando os rumos dessa transformação. E para falar do assunto, o Conexão AgriHub Space do dia 8 de julho (sexta-feira) trouxe o tema “Pessoa e processos – O desafio das habilidades profissionais do agro”. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do AgriHub no YouTube, com participação presencial de estudantes, lideranças do agro, instituições, startups e parceiros.

O evento mediado pela AgriHuber, Patrícia Souza, responsável pela gestão de projetos e parcerias do instituto, contou com o time de especialistas Eleri Hamer, da Go Job Brasil, Ângelo Ozelame, da Escola Agro, e Mariana Uhde, da Agro Amazônia.

Ângelo Ozelame destacou que o primeiro passo para o profissional ser inserido no mercado de trabalho é entender o agronegócio e as necessidades do produtor rural. “O candidato a uma vaga deve compreender a realidade do produtor, oferecer segurança e estratégias de negócios. Essa pessoa deve estar qualificada para entregar algo que auxilie o produtor na tomada de decisão”, explicou Ozelame.

Mariana Uhde, da Agro Amazônia, ao falar de carreiras no setor destacou as competências comportamentais e o que o profissional está fazendo para melhorá-las.

Segundo Mariana, atualmente as profissões se misturam e o colaborador deve estar atento a esse movimento dentro das empresas. “O colaborador deve acompanhar a empresa. Deve buscar cursos, treinamentos, canais de qualificações que agreguem ao seu cargo e à instituição. E não deve esperar que a empresa ofereça isso. A pessoa tem que ter iniciativa e vontade de aprender e encarar outras experiências”, disse Mariana.

“A Agro Amazônia oferece treinamentos e parcerias com universidades e outras oportunidades de qualificação aos colaboradores, mas isso não ocorre em todas as empresas. Por este motivo é importante o profissional ter a iniciativa de se qualificar”, reforçou.

Eleri Hamer, da Go Job Brasil, chamou a atenção para o papel das empresas na formação de pessoas. Para Eleri, as empresas devem formar pessoas, ensinar funções, além das já desempenhadas, e ainda construir novas experiências para o profissional.

“Como já foi dito, as profissões se misturam, por isso a pessoa não deve se limitar apenas às funções dela. A empresa deve gerar outras experiências, fazer rodízios, dar novas atribuições, despertar competências, sensibilidades e disponibilidade. Assim ganha o colaborador e ganha a empresa. As empresas, colaboradores e candidatos às vagas devem adquirir a cultura da inovação”, elencou Hemer.

Os especialistas falaram também sobre capacidades analíticas e estratégicas no mercado de trabalho agro, a evolução tecnológica, tomada de decisão, capacidade de liderança, bom relacionamento interpessoal e outros pontos importantes para desenvolver habilidades profissionais no setor que mais cresce no mundo.

O Conexão AgriHub Space é um encontro que acontece às sextas-feiras na sede do Instituto AgriHub e tem como parceiro o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Mais detalhes podem ser conferidos na gravação da live disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gCvVKwYhSPo

Ascom Famato