Logo CNA

São Paulo

Concurso de Presépios do SENAR-SP: Comissão Julgadora realizou votação para escolher as melhores artes
Julgamento site

Votação popular continua hoje até o final do dia pelo site da FAESP/SENAR-SP

30 de novembro 2022

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Foi realizada hoje a avaliação, pela Comissão Julgadora, das artes participantes do Concurso de Presépios promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP). Participaram do concurso artesãos de diversas cidades paulistas, que participaram dos cursos de artesanato da área de Promoção Social do SENAR-SP, representando a rede de Sindicatos Rurais do estado.

Ao todo 66 presépios passaram por avaliação técnica de instrutores dos cursos, representante da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (SUTACO), instrutores de artesanato do SENAR-SP, representantes do Sistema FAESP/SENAR-SP e representante do Sebrae-SP. A avaliação foi feita por meio de atribuição de notas em diversos quesitos.

Maurício Pereira, representando a SUTACO, descreve a emoção e a importância do evento. “O nível dos trabalhos apresentados é impactante. Dá para ver a riqueza do trabalho em detalhes, tanto na matéria-prima utilizada como da transferência da tradição e da cultura do povo paulista. É um desafio muito grande fazer a avaliação de todos os presépios”, declarou.

O instrutor do SENAR-SP de Caçapava Donizetti Pinto Ribeiro achou surpreendente a qualidade das artes que participam do concurso. “É possível ver toda a diversidade de técnicas e de uso de materiais que são ensinados no dia a dia aos alunos nos cursos de artesanato do SENAR-SP. A apresentação das obras está excelente, todos os trabalhos estão muito lindos”, apontou.

Simone Guimarães, instrutora do município de Ribeirão Bonito, ressaltou a responsabilidade por avaliar trabalhos tão diversos e de alto nível de execução e qualidade. “Nós, instrutores, ensinamos nos cursos, divulgamos os trabalhos, e também cobramos muito o resultado dos alunos. Essa exposição dos presépios e o concurso é muito importante para apresentar o trabalho desses artesãos para o público em geral. É o resultado de todo o trabalho das equipes da Promoção Social do SENAR-SP junto aos alunos. É uma conquista maravilhosa para nós, instrutores, ao ver esses trabalhos maravilhosos nessa dura tarefa de julgar as artes. É muito gratificante”, disse.

Claudete Morandi, chefe da Promoção Social do SENAR-SP, explicou sobre a importância de realizar esse evento que representa a força do artesanato paulista. “Os Sindicatos Rurais se organizaram para mobilizar os artesãos para que eles criassem os presépios para participar do concurso. É de uma grandiosidade a questão cultural e o aspecto da geração de renda por meio do artesanato para o público dos cursos. E o evento também traz visibilidade para os trabalhos do SENAR-SP em conjunto com a rede sindical rural ao levar conhecimento, formação profissional e cidadania para todo o estado de São Paulo”, destacou.

O concurso continua com votação popular aberta a todos os interessados. Qualquer pessoa pode votar no melhor presépio. Basta acessar o site faespsenar.com.br/concursopresepios/

Os presépios continuarão em exposição na sede do sistema FAESP/SENAR – R. Barão de Itapetininga, 224, República – para visitação pública até 09 de dezembro, das 10h às 16h, de forma escalonada, sendo necessário agendamento prévio através de contato por e-mail ( claytonp@faespsenar.com.br ).

Matérias Relacionadas