Logo CNA

Mato Grosso

Comunidade Rosário Oeste resgata conhecimento sobre plantas medicinais
Whats App Image 2023 01 31 at 17 15 22 1

Indígenas concluem capacitação ministrada pelo Senar-MT e Sindicato Rural

2 de fevereiro 2023

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Capacitar para cultivo e produção de mudas de plantas medicinais e resgatar importantes conhecimentos ancestrais são alguns dos objetivos do curso de Cultivo de Plantas Medicinais ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicatos Rurais. De 23 a 27 de janeiro, uma comunidade em Rosário Oeste ampliou os conhecimentos sobre o assunto.

A auxiliar de limpeza, Gláucia Soares, 34, está aguardando renovação do seu contrato de trabalho e enquanto isso aproveitou para participar do treinamento. “ Moro na zona rural, perto das plantas e, às vezes, ia no posto de saúde porque não sabia que uma planta poderia ser um remédio”, afirma.

Curso foi ministrado em comunidade indígena

Pertencente à Aldeia Bakairi, a participante aproveitou para se conectar com a história do seu povo. “Antigamente, a nossa comunidade sabia e praticava mais essa medicina por meio das plantas, mas a minha geração não é acostumada a esses ensinamentos. O pessoal que participou gostou muito porque aprendemos a usar as plantas para nos ajudar”, destaca.

Plantas foram identificadas na horta da comunidade

Segundo o biólogo e instrutor credenciado ao Senar-MT, Antônio Xavier de Oliveira, mais de 20 espécies de plantas foram cultivadas durante o treinamento, como alfavaca, boldo, terramicina e alecrim. “A maioria das plantas aliviam doenças renais e estomacais, tosses, gripes etc. Como moradores da zona rural, é importante terem esse conhecimento para não dependerem totalmente o sistema de saúde, mas conseguirem aproveitar plantas que estão no quintal”.

Além desse treinamento, o Senar-MT também disponibiliza o curso de Identificação e uso de plantas medicinais. De acordo com Oliveira, os conhecimentos se complementam. “No primeiro curso nós conhecemos as plantas, os seus usos e chás. O segundo complementa esse conhecimento ensinando a fazer remédios fitoterápicos como xaropes e pomadas”.

No site do Senar-MT é possível consultar a agenda dos cursos para verificar os próximos treinamentos. Confira: Próximos cursos de Cultivo de Plantas Medicinais e Próximos cursos de Identificação e uso de plantas medicinais .

Curso de Artesanato em Ponto Cruz foi concluído em Nobres

Sindicato – O Sindicato Rural de Rosário Oeste é presidido pelo produtor rural Euclides Maciel da Cruz. Os interessados em realizar esta ou outra capacitação na região de Jangada, Rosário Oeste e Nobres, devem entrar em contato com o Sindicato Rural pelo telefone (65) 3356-2253 ou por outros meios de comunicação disponibilizados pela instituição. Os cursos são gratuitos à comunidade, graças aos recursos do produtor rural.

Selo

Matérias Relacionadas