Logo CNA

Mato Grosso

Comunidade de Rosário Oeste conquista bons resultados após treinamento
07 20 jul minhocultura rosario oeste 1

Em Rosário Oeste, uma série de capacitações está gerando renda à população local. Dentre elas está a de minhocultura

21 de julho 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

“Ver a comunidade aplicando o conhecimento aprendido é a maior satisfação para o Sindicato e para o Senar-MT”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Rosário Oeste, Euclides Maciel da Cruz. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato ofertou mais de 30 capacitações no primeiro semestre de 2022. Até dezembro, estão previstas outras 40.

Dentre as capacitações concluídas está uma de minhocultura realizada no Assentamento Raizama. Após o conhecimento sobre a cultura, já estão sendo comercializados húmus e matrizes pelas mulheres da comunidade que se organizaram em uma associação. “Essa parceria deu possibilidade de a mulher rural gerar renda e somos muito gratos por essa oportunidade”, destacou Elisângela Oliveira, presidente da Associação.

A minhocultura é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, tratando-se, assim, de uma importante alternativa para resolver econômica e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos. A capacitação possui carga horária de 40 horas e traz entre os assuntos: Identificação das principais espécies de minhocas criadas em cativeiro, planejamento do minhocário, legislação, distribuição das matrizes no substrato, manutenções necessárias, etc.

0

Presidente do Sindicato Rural, Euclides Maciel, em visita à comunidade.

Os interessados em realizar esta ou outra capacitação na região de Jangada, Rosário Oeste e Nobres, devem entrar em contato com o Sindicato Rural pelo telefone (65) 3356-2253 ou por outros meios de comunicação disponibilizados pela instituição. Os cursos são gratuitos à comunidade, graças aos recursos do produtor rural.

0

Treinamento inédito – Com 15 anos à frente do Sindicato Rural, o presidente Euclides Maciel pretende trazer ainda mais conhecimento à região. “O Sindicato vai a qualquer lugar, independentemente da distância. Tudo para levar capacitação aos moradores da zona rural”.

Neste mês de julho, o Sindicato e o Senar-MT ofertaram o primeiro curso de operação de escavadeira hidráulica. O treinamento é piloto e capacitou 10 pessoas, dentre elas Jairo de Andrade que concedeu um depoimento sobre o curso. “Aprendi bastante, o mercado de trabalho exige a qualificação profissional e agradeço pela oportunidade”, afirmou.

Manutenção de tratores – Em 2022, o Sindicato e o Senar-MT também levaram treinamentos a comunidades indígenas da região, como a Aldeia Bakairi. O curso de manutenção de tratores chamou a atenção do presidente. “Foram 15 dias de curso, eles montaram e desmontaram o trator até pegarem o jeito. Depois do treinamento, eles estavam na estrada da reserva indígena e encontraram um senhor com um carro quebrado. Eles conseguiram consertar, graças aos conhecimentos do curso”.

Com o retorno positivo, a expectativa é que sejam ofertados mais quatro cursos para os indígenas da região de Rosário Oeste. “Eles gostaram tanto que nos demandaram mais. Vamos fazer o possível para atendê-los”.

Selo

Matérias Relacionadas