ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Paraná

Comissão de Mulheres da FAEP alinha ações para o segundo semestre
Comissao Mulheres

Além de reunião de trabalho, coordenadoras estaduais participaram de um curso de comunicação locais, com outras em formação

21 de junho 2022
Por CNA

Nos dias 8 e 9 de junho, as coordenadoras estaduais da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) estiveram em Curitiba para alinhar as ações futuras, além de participar de uma formação voltada à comunicação. Esse treinamento é voltado para que as integrantes do grupo possam representar a comissão em entrevistas e/ou palestras, se posicionando de forma clara e concisa.

0

Depois de diversos eventos coletivos realizados em formato online por conta da pandemia do novo coronavírus, desde a formação da CEMF, essa foi a primeira vez que muitas das coordenadoras da comissão puderam se conhecer pessoalmente. “Trabalhando virtualmente parece que a gente já se conhece há tanto tempo. Esse encontro serve para fechar esses laços de amizade”, afirmou Ligia Perri, coordenadora da Comissão de Mulheres de Juranda, formada em novembro do ano passado. “Quanto mais as mulheres conhecem o que é a comissão, mais elas pedem para participar. Já está rendendo bons frutos junto à comunidade”, reforça.

Segundo a coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech, pela primeira vez na história do sistema sindical, a mulher está sendo chamada, convidada a participar e se sentindo inserida no sistema. “Nós [da comissão] também estamos caprichando para que ela seja bem recebida, para que, assim como nós, se sinta acolhida no sindicato rural e que ele seja a sua casa na cidade”, avaliou.

0

Segundo a dirigente, a reunião da comissão focou os eventos “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, realizados pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em diversas regiões do Paraná, com objetivo de fomentar o surgimento de novas lideranças rurais. “Também tratamos de outros eventos da comissão [de Mulheres] que teremos em agosto, em que pretendemos reunir 700 mulheres em Cascavel, um evento técnico e de troca de experiências dos grupos locais em Campo Mourão, em outubro. Ainda estamos trabalhando no grande evento que será realizado no final do ano. Tudo isso sem deixar de lado os grupos locais”, afirmou.

Depois da reunião de trabalho na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, as integrantes da comissão participaram de um curso ministrado pela fonoaudióloga Cida Stier, voltado à comunicação de alta performance. Essa foi a segunda vez que este grupo participou de uma formação com a profissional, sendo a primeira experiência no formato virtual.

0

“Já fizemos um curso online durante a pandemia e agora estamos nos aperfeiçoando mais. Estamos nos preparando para falar com as mulheres, dar entrevistas e palestras”, contou a coordenadora da Comissão de Mulheres de Rondon, Simone de Paula.

Atuação

Desde que foi criada, em janeiro de 2021, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP já formalizou 27 comissões locais nos municípios e existem dezenas de outras em fase de mobilização. “Imaginamos que até o final do ano esse número aumente bastante. Temos mais de mil mulheres cadastradas”, afirmou Lisiane.

Áreas de atuação