Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Com sensibilidade e comprometimento, produtoras e trabalhadoras rurais ampliam espaço no agro de MS
CAPA MARI URT web

15 de março 2021

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Comprometimento, responsabilidade e sensibilidade são algumas das características que estão levando as mulheres a ampliarem seus espaços na agropecuária de Mato Grosso do Sul. “Há uma busca incessante não somente por conhecimento, mas principalmente por compartilhá-lo junto a seus maridos, filhos e colaboradores”, destaca Mariana Urt, diretora técnica do Sistema Famasul, em seu depoimento ao #TransformandoVidas da semana.

“As mulheres vêm ocupando, na agropecuária do estado, um lugar que antes era ocupado somente pelos homens. Porém, elas estão trazendo para os empreendimentos rurais uma sensibilidade, arrojo e força que fazem a diferença. Não somos melhores que os homens, mas podemos complementar o trabalho que eles realizam, muito bem por sinal. Inúmeras mulheres têm obtido muito sucesso liderando e coordenando o trabalho nas propriedades, junto aos seus maridos, filhos e colaboradores”, acredita Urt.

Para a diretora técnica, nos últimos anos, a participação feminina em cursos e capacitações também tem sido muito ampla, o que justifica o protagonismo delas no campo, seja como produtoras e gestoras, seja como técnicas e instrutoras, levando conhecimento. A Casa Rural é um excelente exemplo. Aqui, cerca de 50% dos funcionários são mulheres, que fazem grande diferença no dia a dia e nas entregas”, ressalta.

Outra percepção de Mariana Urt em relação ao aumento da mulher no agro pode ser resumida em duas palavras: encontro e oportunidade!

“Temos sim um encontro entre a dedicação dessas mulheres e as oportunidades que o setor vem proporcionando. Aquelas que participam de cursos, capacitações, eventos, que buscam Assistência Técnica e Gerencial, estarão preparadas para novos caminhos e mudanças em suas vidas. No Senar, a gente vê as transformações acontecendo no dia a dia, junto a suas famílias, e isso é muito satisfatório para todos nós”, finaliza, com toda aquela sensibilidade de mulher.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Que tal se inspirar em outros depoimentos? Acesse o canal no YOUTUBE .

O depoimento de Mariana Urt encerra a editoria de uma semana muito especial, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Confira outras reportagens sobre elas em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu