ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Com inovação no atendimento técnico e nas capacitações, Senar/MS auxilia produtores na superação de desafios
Print Lucas web

18 de dezembro 2020
Por Senar

Com as “lições” deste ano, dentro e fora da porteira, setor se mantém preparado para aproveitar oportunidades em 2021.

Com a determinação e o empreendedorismo do produtor rural, a agropecuária brasileira vem enfrentando a pandemia da Covid-19 e encerra o ano com bons resultados. O Senar/MS acompanhou bem de perto esse avanço e se reinventou para continuar atendendo homens e mulheres no campo. Esse balanço de 2020 é destaque do #TransformandoVidas desta semana.

“Estamos fechando um ano bastante desafiador para todos os segmentos da sociedade. Com o agro não foi diferente. O início de 2020 foi muito promissor, mas com a pandemia, as dificuldades de mobilidade social, as restrições impostas para barrar o avanço do coronavírus surgiram. Tivemos problemas no transporte, por exemplo, para chegada de insumos nas propriedades. Foi de extrema importância o agro ser considerado pelos órgãos competentes como atividade essencial, o que permitiu que os homens e mulheres do campo continuassem fazendo seu trabalho, produzindo alimentos, fibras e energia, para poder suprir a sociedade”, avalia o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Ele ressalta que no período outros desafios foram surgindo, o que aumentou a necessidade de capacitação de mão de obra no campo. “Em Mato Grosso do Sul, adaptamos a forma de levar conhecimento aos produtores e trabalhadores rurais. Com a plataforma de educação a distância, levamos conteúdo a todos que buscaram se aprimorar, conhecer uma nova realidade do agro. Tivemos como carro chefe a Assistência Técnica e Gerencial, realizada de modo virtual. Foram cerca de 5 mil produtores atendidos, remota ou presencialmente”, diz.

2021 está chegando e a missão do Senar continua. “Levar conhecimento é a forma mais rápida de transformar uma vida, uma produção, uma sociedade. Esse é o propósito do Senar/MS, trazendo assim renda, geração de emprego. Continuaremos ao lado do produtor para propiciar melhorias e mudanças no campo!”, conclui.

Transformando Vidas  – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no  YOUTUBE  e veja outros depoimentos.

No site e redes sociais, você confere outras notícias sobre Balanço do Agro em 2020 nas editorias  ‘Mercado Agropecuário’  e  ‘Educação no Campo’ .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu