Logo CNA

CNA visita áreas de soja no Paraguai e discute sustentabilidade e inovação com produtores
Whats App Image 2023 04 21 at 15 52 05

Encontros ocorreram nos dias 20 e 21 em Ciudad del Este

24 de abril 2023
Por CNA

Brasília (24/04/2023) - O diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, e o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da entidade, Ricardo Arioli, participaram de reuniões em Ciudad del Este, no Paraguai, na quinta (20) e na sexta (21), para debater novas tecnologias para o manejo integrado de ferrugem asiática da soja com produtores e representantes de entidades do país vizinho.

Na quinta (20), foram feitas visitas a áreas produtoras da região com o intuito de ver in loco as práticas e produtos de manejo que têm resultado em melhor desempenho.

“As discussões foram relevantes para compreender os problemas vivenciados pelos produtores paraguaios com a praga, bem como entender de que forma os produtores brasileiros podem trabalhar na prevenção e manejo da ferrugem e, por consequência, na redução dos eventuais impactos financeiros”, afirmou Maciel Silva.

Imagem

Na sexta (21), também foram realizados debates com produtores de soja do Paraguai. A principal pauta da reunião discutida pelos representantes dos dois países foi a sustentabilidade praticada na produção de soja.

No encontro, eles compartilharam técnicas similares de manejo da cultura e debateram como os países podem unir esforços na articulação e no debate com países importadores, que têm ampliado a pressão quanto aos parâmetros de produção.

“Como fornecedores de alimentos, precisamos estar alinhados para não aceitar pressões advindas da ponta compradora. Precisamos unir esforços”, afirmou Silva.

Além dos representantes da CNA, o encontro, promovido pela Corteva, contou com a participação de representantes da Fundação Chapadão, Aprosoja Mato Grosso do Sul, Aprosoja Rio Grande do Sul e Aprosoja Brasil. Pelo Paraguai, participaram os dirigentes da Associação de Produtores de Soja (APS).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas