Logo CNA

CNA se reúne com órgãos de segurança de ES e GO para discutir ações de segurança rural
Whats App Image 2019 10 08 at 10 16 47 1

Representantes capixabas conheceram modelo de patrulhamento goiano no campo

8 de outubro 2019
Por Instituto CNA

Brasília (08/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), por meio de seu Instituto, participou na terça (8), em Goiânia, de uma reunião em que representantes da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar do Espírito Santo foram conhecer o modelo de policiamento rural de Goiás.

A iniciativa foi um desdobramento dos painéis de segurança rural realizados pela CNA, o último na semana passada, em Brasília, e que reuniu instituições de segurança pública de 14 estados e do Distrito Federal. A CNA tem promovido debates sobre o tema com o intuito de contribuir para reunir propostas para combater a criminalidade no campo, juntamente com as federações de agricultura e pecuária e órgãos de segurança pública.

“Isso demonstra como os painéis têm surtido efeito. Não é a primeira comitiva que Goiás recebe e boa parte disso veio a partir dos nossos painéis que amplia a divulgação das ações que as polícias militares vêm fazendo pelo país”, ressaltou o coordenador administrativo do Instituto CNA, Carlos Frederico Dias.

A experiência bem sucedida de Goiás, em que o policiamento no campo é feito em parceria com produtores rurais por meio do programa Patrulha rural Georreferenciada, despertou o interesse de outras unidades da federação no combate à criminalidade na zona rural.

“Vimos aqui um bom exemplo de parceria público-privada, planejada conjuntamente, com um projeto desenvolvido em parceria e observamos o sucesso nos resultados, com policiais extremamente motivados e dedicados a uma causa que protege a economia do estado”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, Roberto Sá.

O Fundo de Desenvolvimento da Pecuária de Goiás (Fundepec), mantido por produtores rurais do estado para ações de defesa sanitária, juntamente com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é um dos parceiros do programa de patrulhamento rural goiano. O diretor-executivo do Fundo, Uacir Bernardes, destacou a importância da iniciativa para proteger a sanidade dos animais contra roubos.

“Vendo o trabalho da patrulha, em que eles fazem o georreferenciamento, conhecem os produtores e a marca de gado de cada um, nós vimos um potencial e união de forças para manter não só a integridade física do produtor e a segurança da propriedade, mas também a segurança sanitária animal”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas