Logo CNA

CNA reúne senadores para debater agenda legislativa
X5 L6561

Presidente da entidade, João Martins, defendeu políticas para pequenos produtores e fortalecimento da classe média rural

12 de março 2019
Por CNA

Brasília (12/03/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se nesta terça (12) com um grupo de senadores para debater a construção de uma agenda legislativa para o agro no Congresso Nacional.

Esse debate também será feito com os deputados federais e uma agenda com as principais proposta do agro será apresentada no início de abril aos parlamentares. “Temos que apresentar e debater propostas antes que elas cheguem ao Congresso. A ideia é ter parceiros tanto no Senado quanto na Câmara para discutir os grandes projetos para a agropecuária”, explicou Martins.

O presidente da CNA afirmou que são necessárias políticas públicas direcionadas principalmente para os pequenos produtores com o intuito de alavancar a produção rural. “Precisamos de crédito, juros mais baratos, tecnologias, infraestrutura, logística, entre outras propostas que o Senado e a Câmara podem aprovar. Vamos fazer a nossa parte e o Congresso Nacional deve fazer a dele”, ressaltou.

Martins defendeu, ainda, o fortalecimento da classe média rural no país. “Nossa proposta é criar uma nova classe média tirando do estado de pobreza e colocando em um patamar de competitividade algo em torno de 400 mil a 500 mil produtores rurais”.

A ideia foi bem recebida pelos senadores presentes ao encontro. “A CNA terá um papel importante nesse novo momento do Brasil. Ouvimos reivindicações pertinentes que estão na agenda do país e devemos ser parceiros e me coloco à disposição”, afirmou o senador Sérgio Petecão (PSD/AC), 1º Secretário do Senado.

“Quero destacar a proposta de se ter políticas públicas para elevar a renda dos pequenos produtores rurais. É muito confortante saber que a CNA tem essa prioridade e apoiaremos em tudo que for possível”, completou o senador Espiridião Amin (PP/SC), líder do bloco formado por PP, MDB e PRB.

“É uma iniciativa muito importante para que possamos nos organizar em torno de determinadas matérias e trabalhar naquilo que é importante aprovar”, afirmou a senadora Rose de Freitas (Pode/ES).

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, fez uma apresentação das ações de assistência técnica e gerencial e de promoção social do Senar em benefício dos produtores rurais.

Também participaram do encontro os senadores Jorginho Mello (PR/SC), Izalci Lucas (PSDB/DF), Eduardo Gomes (MDB/TO) e Márcio Bittar (MDB/AC). Também estiveram presentes os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, do Espírito Santo (Faes), Júlio da Silva Rocha Júnior, Paraíba (Faepa), Mário Borba, Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, e Rio de Janeiro (Faerj), Rodolfo Tavares.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação