Logo CNA

CNA recebe representantes de agricultura do Brics
X5 M0269

Reunião fez parte da agenda preparatória para encontro ministerial do bloco que acontece em setembro

18 de julho 2019
Por CNA

João Martins (centro) e Gedeão Pereira (à esq.) com vice-ministros do Brics

Brasília (17/07/2019) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se com representantes estrangeiros dos ministérios da Agricultura dos Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, na quarta (17), na sede da CNA, em Brasília.

O encontro faz parte da agenda preparatória para a 9º Reunião de Ministros de Agricultura dos Brics, que acontece no dia 25 de setembro, em Bonito (MS).

O encontro teve a presença dos secretários Orlando Leite Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais) e Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação), ambos do Ministério da Agricultura, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores.

“Nós trabalhamos para que os produtores rurais brasileiros tenham a oportunidade de exportar e colocar lá fora o que produzem aqui dentro”, disse o presidente da CNA, João Martins, na abertura do encontro.

João Martins

Os participantes conheceram a estrutura do Sistema CNA/Senar e receberam informações sobre as exportações do agronegócio brasileiro. Hoje, 7,4% dos produtos agropecuários exportados são originários do Brasil.

“Vamos continuar crescendo e temos necessidade de abrir e ampliar mercados pelo mundo afora. Dos quatro países que estiveram aqui hoje, a China e a Rússia já são grandes clientes do Brasil. Essa visita mostra a importância do nosso Sistema para o agro”, afirmou o diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira.

Gedeão Pereira

Segundo a superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, os cinco países do bloco representam 40% da população mundial e mais de 20% de todas as exportações agrícolas mundiais.

Evolução – A comitiva também assistiu a uma palestra sobre a evolução do sistema produtivo brasileiro e as principais tecnologias que levaram o País a aumentar a sua produção em 400% nas últimas décadas.

“O papel fundamental dos produtores brasileiros é mostrar como nós fazemos a agricultura aqui para aproximar esses grandes mercados que são compradores do nosso agro e mostrar para eles os nossos números, a sustentabilidade e a vocação rural que o Brasil tem”, declarou Lígia Dutra.

Lígia Dutra

Para o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Ribeiro, os Brics reúnem países heterogêneos em agricultura, que são importadores e exportadores de alimentos.

“O denominador comum é o uso da ciência e da inovação, temas que nós tratamos aqui. A CNA é a casa do agronegócio brasileiro e é importante que eles conheçam a estrutura de apoio que os nossos produtores rurais têm”, ressaltou.

Orlando Ribeiro

O evento também contou com a presença dos vice-presidentes da CNA, José Mário Schreiner e Mário Borba, e do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil