Logo CNA

CNA participa do Fórum de Valorização Energética de Resíduos
Forum

Evento aconteceu em Brasília

5 de abril 2023
Por CNA

Brasília (05/04/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (4) e na quarta (5), do Fórum de Valorização Energética de Resíduos, em Brasília (DF). O evento, em sua 4ª edição, foi promovido pela Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (Abren) e contou com a presença de parlamentares, representantes e especialistas do setor.

Durante o fórum, foram discutidos os desafios, oportunidades e políticas públicas de incentivo e valorização de resíduos, como o Combustível Derivado de Resíduos (CDR), utilizado em fornos de cimenteiras e usinas de energia.

Segundo a Abren, nos próximos dez anos, são esperados investimentos em usinas de recuperação energética de resíduos no Brasil na ordem de R$ 25 bilhões, que proporcionará a geração de milhares de empregos e evitará a emissão de milhões de toneladas de carbono na atmosfera.

A assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, explica que os dados apresentados no fórum mostraram que são gerados aproximadamente um quilograma de lixo por pessoa diariamente no Brasil, totalizando mais de 80 milhões de toneladas por ano. “Boa parte desse lixo poderia ser revertida em energia para melhor aproveitamento”, disse.

O fórum também abordou a importância e a necessidade de financiamentos para o setor, logística reversa, economia circular e redução de gases poluentes. Além disso, foram apresentados projetos e tecnologias Waste-to-Energy (conversão de resíduos em energia) no contexto nacional e internacional.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas