Logo CNA

CNA participa de seminário sobre o padrão de classificação da soja
Classificacao da soja

Evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura

21 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (21/09/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (20) e na quarta (21), do Seminário “Proposta de Revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja” realizado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa).

O objetivo do evento foi discutir a modernização do padrão atual de classificação do grão, previsto na Instrução Normativa nº 11/2007. A partir do que foi debatido, o Mapa vai elaborar uma proposta para ser trabalhada pelo setor em audiência pública.

Na terça (20), o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, foi o moderador do painel “Subsídios para a adequação do padrão de classificação: grupos e tipos”, que contou com a participação do presidente da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos), José Ronaldo Quirino, e do pesquisador da Embrapa Soja, Marcelo Alvares de Oliveira.

De acordo com Tiago, o padrão oficial da soja se refere às características intrínsecas e extrínsecas do produto e é utilizado nas compras governamentais, importações e exportações e em produtos para consumo humano.

Imagem

“O novo padrão em discussão (Portaria nº 532/2022), apresentado pelo Mapa, prevê, entre outros pontos, a estratificação da soja em tipos, alteração dos limites para defeitos e teor de umidade e a sinalização para a importância do teor de proteína e óleo”, disse o assessor.

Segundo ele, o novo padrão prevê a estratificação em grupos e tipos, sendo o grupo I – soja para alimentação humana (2 tipos); grupo II – utilizada como matéria-prima (5 tipos) e grupo III – soja para fins especiais (tipo único).

Para o representante da CNA, agora é o momento de o setor conversar para entender melhor quais os objetivos e o que se pretende alcançar com a estratificação das categorias de soja. “Nossa soja tem qualidade e precisamos continuar sendo protagonistas para atender às demandas do mercado externo”, destacou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas