CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Encontro foi realizado na quarta (5)
Brasília (07/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (5), de reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura.
A pauta principal da reunião foi a sanção da Lei nº 14.876 de 2024, que excluiu a silvicultura do rol de atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos ambientais da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente.
Durante a reunião, também foram debatidos temas relacionados à reavaliação ambiental do ingrediente ativo tiametoxan, como a solicitação ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Procuradoria-Geral Federal (PGF) para revisão do entendimento proferido a respeito do tema.
Além disso, foi apresentado um panorama geral do trabalho realizado na Câmara Temática do Agrocarbono, e abordada a tokenização de ativos florestais e perspectivas para esse mercado nos próximos anos. Também foram discutidas ações em curso e novas mobilizações em apoio ao Rio Grande do Sul.
De acordo com a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, a tokenização envolve a transformação de ativos físicos, como florestas, em tokens digitais. Como pode haver divisão de ativos em frações menores, os investimentos podem se tornar mais acessíveis e atrativos para investidores.