Logo CNA

CNA participa da reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Mapa
Camara setorial fibras naturais

Reunião discutiu, entre outros temas, a crise na cadeia do sisal

1 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (1º/11/2023) – A CNA participou, na quarta (1), da reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que discutiu, entre outros temas, a crise na cadeia do sisal.

O presidente da Câmara, Wilson Andrade, destacou os problemas que a cadeia vem sofrendo devido à queda no preço da fibra em virtude da baixa demanda no mercado internacional.

Em relação à pauta, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e vice-presidente da CNA, Muni Lourenço, frisou a necessidade da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) rever as ações de apoio aos produtores da cadeia produtiva.

“A CNA se solidariza com a preocupação da Câmara. A situação do sisal é crítica e é importante que a Conab e o governo federal encontrem soluções para os produtores rurais.”

Uma alternativa de ajuda aos produtores é a compra do produto, pela Conab, por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). A AGF pode ser usada quando o preço de mercado se apresenta inferior ao preço mínimo estabelecido para a safra vigente.

A Câmara também abordou outros temas como as iniciativas da Embrapa voltadas à cadeia de fibras naturais, cadeia da piaçava na Bahia e as atualizações do setor da seda com a apresentação da Associação Brasileira da Seda (Abraseda).

Muni Lourenço ressaltou o trabalho da Embrapa e disse que graças à excelência da ciência e tecnologia desenvolvidas no país, em especial na empresa de pesquisa, o agro se tornou o grande produtor de alimentos que é hoje.

Os membros definiram, ainda, a indicação do nome do atual presidente da Câmara Setorial, Wilson Andrade, para mais um mandato de dois anos. A recondução ao cargo ainda precisa de aprovação do ministro Carlos Fávaro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas