Logo CNA

CNA entrega prêmio extra a produtor de queijo artesanal
Premio extra queijo

Sander Verburg foi o campeão dos campões com o queijo Cornélia maturado

10 de agosto 2022
Por CNA

Brasília (10/08/2022) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, entregaram, na quarta (10), o prêmio extra do concurso CNA Brasil Artesanal 2022 que escolheu o melhor queijo artesanal do País.

O produtor Sander Verburg, de Arapoti (PR), foi o campeão dos campões com o queijo Cornélia maturado e recebeu uma desnatadeira. A entrega aconteceu durante o Encontro Nacional do Agro, em Brasília.

"Não temos desnatadeira, vai ser uma inovação na queijaria, vai aumentar o leque de produtos que podemos oferecer e dar uma alavancada no negócio”, afirmou.

Participaram dessa etapa adicional o primeiro e o segundo colocados entre os cinco finalistas das três categorias: “artesanais com tratamento térmico;” “artesanais com 30 a 180 dias de maturação”; e “artesanais com adições/aromatizados/condimentados”.

O queijo Cornélia maturado foi escolhido durante uma degustação na sede da CNA com a presença de diversas autoridades entre embaixadores, parlamentares e representantes do governo, que votaram sem ter acesso às informações do produto e do produtor.

Verburg produz queijos em Arapoti ao lado da família seguindo uma receita da sua avó holandesa que passou de geração em geração. O queijo Cornélia também venceu em primeiro lugar nas categorias artesanais com 30 a 180 dias de maturação e artesanais aromatizados e/ou condimentados.

Sander Verburg e a esposa na feira de produtos artesanais.

O produtor participou da feira de produtos artesanais promovida durante o encontro do agro e ressaltou que os queijos acabaram rapidamente.

“Vendemos tudo que trouxemos em meio período. A busca está bastante grande, estamos pegando contatos e marcando os pedidos. Testamos o envio pelos Correios e está dando certo, estamos entregando em todo o Brasil”, disse.

Prêmio CNA Brasil Artesanal - O prêmio é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Esse é o quarto concurso que já premiou também produtores de chocolate e charcutaria.

Mais de 90 produtores rurais de 13 estados participaram da edição Queijos. Os 15 finalistas, 13 de Minas Gerais, um do Paraná e um de Santa Catarina, passaram também pelo júri popular com a participação de 680 pessoas em um shopping de Brasília. Cada ganhador recebeu um prêmio em dinheiro, cursos do Sebrae e um certificado.

Na página https://cnabrasil.org.br/enagro22 você tem acesso a mais informações sobre o Encontro Nacional de Lideranças do Agro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas