CNA entrega Prêmio Agro Brasil 2024
Cerimônia ocorreu na terça (10), na sede da entidade
Brasília (10/12/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil entregou, na terça (10), em uma cerimônia realizada na sede da entidade, em Brasília, o “Prêmio CNA Agro Brasil 2024” nas categorias “Política”, “Pesquisa e Desenvolvimento”, “Comunicação”, “Destaque” e “Distinção”.
A iniciativa é concedida a profissionais e personalidades que se destacaram em suas áreas ao contribuir para o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
Os homenageados nas cinco categorias foram o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Destaque); o senador Ciro Nogueira (Política); o Programa Globo Rural (Comunicação); a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá (Pesquisa e Desenvolvimento); e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas (Distinção).
Participaram da cerimônia no auditório da CNA autoridades, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, produtores rurais, deputados, senadores, embaixadores, entidades e lideranças do setor produtivo.
Ao saudar os presentes no evento, o presidente da CNA, João Martins, lembrou que o prêmio foi criado na sua gestão como forma de destacar a atuação de quem contribui com o desenvolvimento da agropecuária brasileira.
“Achávamos que tínhamos a obrigação de reconhecer o trabalho daqueles que se destacavam em suas áreas para defender o agro brasileiro com essa sincera homenagem”, afirmou.
Homenageados - Tarcísio de Freitas foi homenageado na categoria “Destaque” por sua “competente atuação à frente do governo do Estado de São Paulo, cuja gestão vem apresentando eficientes resultados em prol do setor produtivo, com um olhar atento aos nossos produtores rurais, priorizando a segurança no campo, o direito à propriedade rural, além do combate aos incêndios criminosos no campo e os investimentos em logística e infraestrutura”.
João Martins entregou o prêmio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que falou sobre a relevância do agro para o Brasil. Segundo ele, ao pensarmos no futuro do país, pensamos no agronegócio, na transição energética, no conhecimento, em pesquisa e desenvolvimento. “O campo tem muito para nos dar”, disse. Ele também destacou o desempenho do agro no estado de São Paulo.
“Eu saio daqui hoje mais devedor, carregando em minha mão uma nota promissória. Toda vez que olhar para este prêmio, vou lembrar que preciso trabalhar mais pelo agronegócio”, enfatizou o governador.
Na categoria “Política”, o senador Ciro Nogueira (PP/PI) foi o homenageado por sua “competente atuação como liderança partidária na defesa dos temas do agro, no Senado Federal, valorizando o debate das pautas fundamentais para os produtores rurais e para a atividade agropecuária brasileira, em especial aquelas relacionadas ao direito de propriedade e às questões tributárias”. O prêmio foi entregue pela senadora Tereza Cristina (PP/MS).
“Quem deveria estar recebendo o prêmio hoje aqui é o agronegócio brasileiro, por tudo que ele tem feito por esse país nos últimos anos, é o setor do ano, são os empresários do ano, são os brasileiros do ano, que vêm transformando nosso país nesse celeiro mundial dos alimentos, com todas as dificuldades, com todos os enfrentamentos no setor jurídico e que temos tratado no Congresso Nacional”, destacou Nogueira.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, foi a vencedora na categoria “Pesquisa e Desenvolvimento”. O prêmio foi concedido pela “competente gestão à frente da Embrapa que, sob sua liderança, tem impulsionado iniciativas estratégicas como o enfrentamento das mudanças climáticas, a transição energética e a inclusão socioprodutiva e digital dos produtores, agregando valor ao empreendedorismo rural e criando novas oportunidades relacionadas ao tema carbono, com destaque ao apoio de políticas públicas como o Zoneamento Agrícola de Risco Climático, à recuperação de pastagens degradadas e o financiamento sustentável, colocando a agricultura tropical brasileira no centro das soluções para garantir a segurança alimentar , visando um futuro mais sustentável para o planeta”.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, fez a entrega do prêmio à Silvia Massruhá, que dedicou a homenagem aos cerca de 7,5 mil empregados da Embrapa.
“Todos que estão aqui, que são produtores, são os principais parceiros da Embrapa, que trazem as demandas e ajudam a gente a validar as tecnologias. Temos orgulho de ter contribuído para ajudar a mudar esse país de importador a grande produtor que exporta alimentos para o mundo todo”, disse a presidente da Embrapa ao receber o prêmio.
O Programa Globo Rural foi o ganhador na categoria “Comunicação” “por levar aos brasileiros do campo e da cidade, há 44 anos, as principais notícias sobre os desafios e oportunidades do agronegócio, índices de desempenho do setor, eventos, informações e reportagens especiais que retratam a vida dos produtores rurais nas diversas regiões do País, acompanhando a evolução da agropecuária brasileira, com a implementação de tecnológica e inovação, que transformou o Brasil de país importador a exportador de alimentos nesse mesmo período”.
O diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Daniel Carrara, entregou o prêmio à editora-chefe da Globo Rural, Camila Marconato, que recebeu o prêmio juntamente com o apresentador do programa, Nélson Araújo.
“Estou extremamente honrada e agradecida em falar em nome de uma equipe muito competente, que se dedica a fazer essa ponte entre o campo e a cidade. Também queria aproveitar para dedicar esse prêmio, que nos honra muito, a todos os agricultores e agricultoras, a todos os trabalhadores rurais que sempre nos abrem as portas para que nós possamos continuar levando as histórias desse universo para todos os brasileiros”, destacou Camila.
Na categoria “Distinção”, a homenagem da CNA foi para o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, “por sua histórica parceria com o setor na defesa do cooperativismo como um modelo de desenvolvimento sustentável, capaz de fortalecer pequenos e médios produtores rurais, ao promover a inclusão econômica e social no campo. Voz ativa na busca por políticas públicas favoráveis à atividade agropecuária, tem nos ajudado a moldar discussões sobre crédito rural, logística e exportação de produtos agrícolas, somando esforços para valorizar a competitividade e a qualidade dos nossos produtos agropecuários e, assim, ampliar o papel das cooperativas brasileiras nos mercados internacionais”.
Ao receber o prêmio das mãos de João Martins, Márcio Lopes de Freitas agradeceu o reconhecimento pelo seu trabalho. “É uma honra receber essa homenagem na casa do produtor rural brasileiro, que é muito importante para mim. É a casa que sempre me acolheu”.
O presidente da OCB lembrou da sua trajetória em Brasília e do seu acolhimento pela CNA, além de destacar a atuação de João Martins como liderança dos produtores rurais, da Frente Parlamentar da Agropecuária como representante do setor no Congresso Nacional e do trabalho realizados pelos outros homenageados em prol da atividade rural. Ele destacou, ainda, a excelente relação entre cooperativas estaduais e as federações de agricultura e pecuária, em todos os setores.
Ao final da cerimônia de premiação, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), ressaltou a importância do agro para o Brasil. “O agronegócio se consolida como base sólida para o equilíbrio econômico do nosso país. É grande a satisfação de estar aqui para celebrar o que há de mais proeminente e inovador no campo. Incentivar o agronegócio é promover o progresso econômico e social deste país”, disse.
Lira também parabenizou todos os vencedores do Prêmio CNA Agro Brasil 2024. “Vocês são exemplos de excelência. Vocês nos mostram que o futuro do agro está nas mãos de pessoas comprometidas com a inovação e com a responsabilidade ambiental”, disse o presidente da Câmara dos Deputados.
Conheça os homenageados do Prêmio CNA Agro Brasil 2024
Confira a cobertura fotográfica no Flickr do Sistema CNA/Senar