Logo CNA

CNA e CBI discutem títulos de transição para o setor agropecuário
CNA E CBI

Ideia é auxiliar os produtores rurais no caminho para a transição sustentável

10 de junho 2022
Por CNA

Brasília (10/06/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Climate Bonds Initiative (CBI) se reuniram, na quinta (9), em Brasília, com o objetivo de discutir o programa de emissão de títulos de transição para o agro.

Os títulos de transição seriam uma forma de financiar a atividade agropecuária e servem para auxiliar produtores a se tornarem aptos a obter os requisitos necessários para emitir títulos verdes.

Neste contexto, a intenção é debater alternativas para a transição sustentável do setor agropecuário brasileiro. CNA e CBI irão aprofundar as discussões com os produtores, realizando workshops para apresentar os princípios e caminhos dos critérios para emissão dos títulos de transição.

Aqueles que ainda não se encaixam nas condições para ter um título verde (green bond) e buscam recursos para melhoria do manejo, recuperação de pastagens degradadas, entre outras técnicas sustentáveis, poderão emitir esses títulos de transição.

Desde 2018, as duas instituições têm discutido parceiras estratégicas na promoção do mercado de green bonds para o setor para financiar uma agropecuária cada vez mais sustentável no país, reforçando o compromisso do agro em conciliar produção e preservação do meio ambiente e com a redução das emissões de carbono.

O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, ressaltou que as exigências do Código Florestal são seguidas pelos produtores rurais, sendo uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo.

“Os produtores também adotam muitas práticas sustentáveis, como Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), plantio direto, bioinsumos, irrigação e energias alternativas e estas tecnologias devem ser levadas em conta neste caminho para a transição”, destacou.

Para a coordenadora da CBI na América Latina, Leisa Souza, as duas organizações têm feito ações conjuntas, como workshops, webinars, relatórios e outras atividades de educação de mercado para apresentar essa nova alternativa de financiamento que pode beneficiar o setor. “Este ano, lançamos uma nova etapa deste programa voltado a títulos de transição”.

A CBI é uma instituição global sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar financiamentos de longo prazo em projetos que comprovadamente tragam ganhos em termos de eficiência ambiental, como, por exemplo, a redução da emissão de carbono.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas