Logo CNA

CNA discute recadastramento e Irriga Mais
51412059392 547d50e914 c

Temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional de Irrigação da entidade

25 de outubro 2021
Por CNA

Brasília (25/10/2021) – A Comissão Nacional de Irrigação da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na segunda (25), para discutir, entre outros temas, o recadastramento rural para fins de desconto na tarifa de energia elétrica e o Programa Nacional de Agricultura Irrigada (Irriga Mais).

Segundo a assessora técnica da Comissão, Jordana Girardello, o recadastramento está previsto na Resolução Normativa nº 901, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e está gerando uma série de problemas e transtornos aos produtores rurais que estão perdendo a tarifa rural e de irrigação, ocasionando uma série de prejuízos e, até mesmo, extinção de determinadas atividades ainda mais quando somados à tarifa "risco hidrológico".

"Os representantes da Aneel foram consultados, mas não tivemos resposta até o momento da reunião", disse ela.

Já o Irriga Mais foi apresentado pelo coordenador-geral de Irrigação e Drenagem do Mapa, Frederico Cintra Belém, que explicou os objetivos, a base legal, os eixos de ação e o modelo de implementação da iniciativa.

O objetivo do programa é incentivar a ampliação de áreas irrigadas em bases ambientalmente sustentáveis.

Outro destaque foi uma apresentação sobre monitoramento do uso de irrigação, com o diretor do Grupo New Vision, João Carlos Caramori Borges. Ele destacou a importância de um sistema de gestão hídrica e abordou pontos como área de conflito, monitoramento residual, estimativa de consumo e pontos de controle, entre outros.

A reunião contou com a participação do presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras de Araújo; e do vice-presidente da CNA, Júlio Rocha; além de representantes das federações de agricultura estaduais e de associações de irrigação.

Leia mais sobre o assunto:

CNA apresenta desafios e oportunidades da irrigação em audiência pública na Câmara

CNA apresenta desafios e oportunidades da irrigação no campo

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas