Logo CNA

CNA discute propostas para Plano Agrícola e Pecuário 2019/2020 no Sul e no Norte
PAP NORTE 2

Primeiros encontros aconteceram em Não-Me-Toque (RS) e Belém (PA)

13 de março 2019
Por CNA

Brasília (13/03/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou os dois primeiros encontros regionais com as federações, sindicatos, produtores e entidades setoriais para levantar propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/2020.

Os workshops estão sendo realizados pela Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA para reunir as principais demandas do setor agropecuário para a próxima safra, que serão consolidadas em um documento que será entregue ao governo como contribuição para o Plano Safra.

“Os encontros são importantes para levantar nas bases as prioridades para a próxima safra e, depois de ouvir os produtores das cinco regiões do país, construir um consenso do que é mais importante”, disse a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes.

Nesta quarta (13), a reunião aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) em Belém, durante a reunião da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte.

O presidente da Comissão, Muni Lourenço, explicou que as propostas consideradas mais importantes para o PAP foram a regularização fundiária na região, para facilitar o acesso ao crédito, e a ampliação do seguro rural. “As questões climáticas aqui, sobretudo as cheias, têm afetado os produtores e queremos a cobertura maior aqui na região amazônica”.

A assessora técnica do Núcleo Econômico da CNA, Carolina Nakamura, acompanhou os trabalhos na capital paraense.

Região Sul - Na terça (12), o encontro aconteceu em Não-Me-Toque (RS), durante a Expodireto Cotrijal, com a participação de sindicatos rurais, produtores e entidades setoriais do Rio Grande do Sul.

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, entre os principais pontos levantados estão recursos para custeio e comercialização e a priorização dos programas de investimentos em construção de armazéns e infraestrutura de irrigação e para os médios produtores.

O fortalecimento dos instrumentos de gestão de riscos, em especial do seguro rural, e o aumento do volume de recursos para o programa de subvenção também foram propostas defendidas pelos produtores do Sul, além da definição de agenda estratégica de pesquisa para o setor, alinhada às necessidades dos produtores rurais, e que considere também o componente econômico da adoção das tecnologias desenvolvidas.

O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, apontou o crédito rural como essencial para o desenvolvimento da agropecuária e defendeu a reestruturação gradativa do atual modelo, baseado em seguro rural. Segundo ele, a burocracia para a liberação do financiamento deixa muitos produtores sem acesso ao crédito tempestivamente. Nessa safra, por exemplo, há muita dificuldade para acesso aos recursos de pré-custeio.

Encontros - O próximo workshop será na sexta (15), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), em João Pessoa, para ouvir as demandas do Nordeste.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) recebe os representantes do Centro-Oeste no dia 21 deste mês, em Cuiabá, para debater as demandas regionais.

A série de encontros se encerrará no dia 25, em Vitória, com lideranças e produtores do Sudeste, na Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes).

Em uma ação complementar aos workshops, a CNA está realizando uma pesquisa com produtores para identificar as prioridades para o crédito rural no próximo Plano Safra. A pesquisa tem como foco coletar propostas para reduzir a burocracia, identificar a necessidade de fomento de instrumentos de mitigação de risco na atividade agropecuária e entraves para a contratação de crédito, entre outros temas.

No dia 2 de abril, a Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA se reúne, em Brasília, para fechar as propostas que serão apresentadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Assessoria de Comunicação CNA (com informações da Farsul e da Faepa)
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas