Logo CNA

CNA discute propostas para o Plano Safra
32630560317 e7ac46a3c7 c

Reunião da Comissão Nacional de Política Agrícola na terça (18) também abordou fontes alternativas de financiamento para o setor

19 de abril 2023
Por CNA

Brasília (19/04/2023) – A Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA discutiu, na terça (18), as propostas do Sistema CNA para o Plano Agrícola e Pecuário 2023/2024, além de fontes alternativas de financiamento para o setor.

O presidente da Comissão, José Mário Schreiner, destacou a necessidade de se buscar crédito privado para financiar o agro. Ele comentou que a Confederação está desenvolvendo uma proposta de fundo para atender produtores rurais de todo o País.

“Uma das iniciativas do fundo será financiar produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar”, comentou.

Reunião da Comissão de Política Agrícola da CNA.

Em relação às propostas para o plano safra, o assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, Guilherme Rios, afirmou que as principais demandas levantadas com as federações foram o aumento de limites por produtor, a redução de taxas de juros e mais recursos para a subvenção ao seguro rural.

A reunião também recebeu o diretor executivo do Contas Abertas, Gil Castello Branco, que abordou as operações de crédito no agro.

Ele apresentou um panorama sobre o orçamento das operações oficiais de crédito (OOC) para 2023, detalhando as subvenções, financiamentos e equalizações de recursos aplicados no agro e destacou que as dotações orçamentárias são insuficientes, principalmente no seguro rural.

Outro item da pauta foi o Sistema de Carta-Consulta Digital do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO). A assessora técnica da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana Barros, falou sobre o assunto.

A carta-consulta é um formulário eletrônico que deve ser preenchido por quem pretende obter financiamento acima de R$ 500 mil do FCO, trazendo mais transparência e agilidade na obtenção do financiamento.

A CNA e a Sudeco produziram um vídeo para explicar como acessar e preencher a carta-consulta. Assista clicando aqui .

Zoraide Reis, assessora técnica de Relações Institucionais da CNA, apresentou a nova estrutura do governo e as propostas em andamento no Congresso Nacional direcionadas à política agrícola.

O coordenador do Núcleo Econômico da entidade, Renato Conchon, também participou da reunião e falou sobre a reforma tributária e a posição do setor, que é ter uma reforma, desde que não onere os produtores rurais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação