Logo CNA

CNA discute instabilidade no fornecimento de fertilizantes estrangeiros
Audiencia camara minare

Entidade participou de audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara na terça (28)

28 de junho 2022
Por CNA

Brasília (28/06/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discutiu a instabilidade no fornecimento de fertilizantes estrangeiros em audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, na terça (28).

O diretor técnico adjunto da entidade, Reginaldo Minaré, destacou a relevância da Rússia para o abastecimento do Brasil, principalmente em relação ao NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio), o mais usado na agricultura brasileira.

“A importação brasileira é muito grande, entre 85% e 90% do que a gente usa. Em 2021, importamos 41,6 milhões de toneladas, dos quais 22,5% dos nitrogenados, 20,3% dos fosfatados e 28,7% dos potássicos vieram da Rússia. A tendência é que não teremos dificuldades em estar abastecidos de fertilizantes para manter a produção”.

Minaré lembrou que, no final do ano passado e no início deste ano, houve uma tendência de queda do valor dos fertilizantes no custo de produção. Porém, com a guerra, os preços voltaram a subir.

Minare camara fertilizantes

O diretor adjunto falou também da alta do petróleo que impactou o preço do frete marítimo e rodoviário, outro fator que influenciou o aumento no custo de produção do setor.

"São vários elementos que fazem com que o custo de produção seja elevado. Infelizmente é um custo que precisa ser repassado. A agricultura sempre trabalha com uma margem muito estreita de lucro, não tem um colchão para amortecer”, disse.

Em relação à produção interna de fertilizantes, Minaré ressaltou a necessidade de uma pesquisa para saber o que o País tem. Para ele, é necessário melhorar a estrutura normativa brasileira para favorecer a indústria doméstica e disponibilizar recursos para o Serviço Geológico Nacional fazer o mapeamento do território.

"Temos um espaço grande para avançar em novos produtos. Temos um País que tem apenas 26% do seu território mapeado. Sem esse mapeamento e identificação do que nós temos e se é viável a exploração econômica, a gente não consegue avançar na produção doméstica de fertilizantes. Esse é um passo fundamental que precisa ser adotado".

Ele frisou ainda a relevância da incorporação cada vez maior de insumos biológicos e remineralizadores no sistema de produção, e observou a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 658/2021 que trata da produção de bioinsumos e tramita na Câmara. “O projeto é de grande valor para a agricultura e a CNA apoia integralmente a aprovação da urgência desse PL.”

A audiência pública foi proposta pelo deputado Bosco Costa (PL-SE) e ouviu também representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Economia, Agência Nacional de Mineração, Embrapa, Universidade Federal do Paraná e Croplife Brasil.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas