Logo CNA

CNA debate situação do banco de vacinas contra febre aftosa na América Latina
Organiza C3 A7 C3 A3o Pan Americana da Sa C3 B Ade2

Confederação participou da reunião da Cosalfa, em Cartagena, na Colômbia

3 de maio 2019
Por CNA

Brasília (03/05/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nos dias 2 e 3 de maio, em Cartagena, na Colômbia, da 46ª reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta contra Febre Aftosa (Cosalfa) e cobrou a situação do banco de vacinas contra a enfermidade na América Latina.

De acordo com o consultor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Luiz Alberto Pitta Pinheiro, a criação do Banco de Vacinas e Antígenos (Banvaco) de abrangência multinacional foi proposta pelo Centro Pan Americano Febre Aftosa (Panaftosa) em 2017.

“Nós achávamos que apenas o Brasil tinha manifestado interesse em aderir. Mas na reunião da Cosalfa, fomos informados que Canadá e Estados Unidos também já tinham demonstrado interesse, por isso é importante o Panaftosa informar a situação do banco. Durante o debate, a delegação do Uruguai e Guiana se colocou a disposição”.

Segundo o assessor técnico da CNA, Ricardo Nissen, o Banvaco vai auxiliar os países em casos de emergência sanitária, com estoques da vacina.

Durante a reunião, os participantes da Cosalfa aprovaram uma resolução para apoiar a Venezuela no combate e erradicação da doença. O país vizinho é o único da América do Sul com situação não controlada. A Colômbia controlou os focos primários e busca a recuperação do status sanitário livre da doença com vacinação.

“Ficou decidido que os setores privados vão se organizar para comprar oito milhões de doses da vacina para imunizar os rebanhos do país. O Brasil está preocupado com essa questão, uma vez que os estados de Roraima e Amazonas, recentemente declarados livres da aftosa com vacinação pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), fazem fronteira com a Venezuela”, explicou Ricardo.

De acordo com ele, a delegação brasileira está disposta a ajudar, mas cobrou da organização do Panaftosa um documento oficializando a proposta e detalhando todo o processo para discussão interna.

Confira as demais resoluções da 46ª reunião da Cosalfa no link:

http://www.panaftosa.org/cosalfa46/index.php?option=com_content&view=article&id=81&Itemid=78&lang=es

Delegação Brasileira na 46ª reunião da Cosalfa

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
Fotos: Flickr/Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas