Logo CNA

CNA debate monitoramento e controle de javalis
IMG 0050

Produção agropecuária tem sido prejudicada por ataques do animal exótico

12 de março 2019
Por CNA

Brasília (12/03/2019) – O crescimento da população de javalis no Brasil, os impactos dos ataques destes animais na produção agropecuária e as propostas para seu controle e erradicação foram discutidos, na segunda (11), na primeira reunião do Núcleo de Execução de Espécies Exóticas Invasoras – Javali, da Comissão Nacional de Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O objetivo do Núcleo Executivo é propor ações efetivas que alcancem todo o território nacional para prevenção, monitoramento da invasão de javalis para reduzir os efeitos destrutivos nas lavouras e nos rebanhos. Outro ponto está relacionado ao controle sanitário, já que esses animais são vetores de zoonoses e doenças controladas na cadeia da pecuária.

De acordo com o coordenador de sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, os danos nas propriedades estão avançando no País.

“O javali é uma ameaça porque se trata de uma espécie exótica invasora que já está causando prejuízos econômicos e sociais, passando também pela questão da segurança do proprietário rural. Trata-se de um animal muito agressivo e que se multiplica rapidamente”, afirmou.

“A maior incidência de javalis ocorre nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, mas já há registros desses animais em todas as regiões. É um problema que abrange todo o país e que precisa ser combatido com ações de detecção precoce e controle para não colocar em risco a agropecuária”, destaca.

Ananias apresentou as principais linhas de atuação do Plano Javali, elaborado pelo Ministério da Agricultura e pelo Ministério do Meio Ambiente.

Na reunião, o consultor de Meio Ambiente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Gilmar Ogawa, apresentou a experiência da federação para combater o problema. “Em São Paulo, existem casos registrados de produtores rurais que perderam 100% da lavoura por causa dos ataques dos javalis”, destacou.

“Para minimizar os danos, criamos um manual de orientação para o controle populacional do javali e desenvolvemos um curso, por meio do Senar, para ajudar os produtores quanto aos procedimentos para o manejo do javali”, declarou Ogawa.

Participaram da videoconferência representantes das federações de agricultura e pecuária de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul. As sugestões propostas serão apresentadas à Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas