Logo CNA

CNA debate formação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba
MOISES SCHMIDT CAMARA 1

Tema foi tratado em audiência pública na Câmara dos Deputados

5 de agosto 2021
Por CNA

Brasília (05/08/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (4), de audiência pública para discutir a instituição do complexo geoeconômico e social do Matopiba, região formada por municípios do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O encontro foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara e reuniu governadores, representantes do governo federal e setor produtivo para debater o tema. O ponto central das discussões foi o Projeto de Lei Complementar 246/20, de autoria do deputado pastor Gil (PL/MA).

A CNA foi representada pelo vice-presidente regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Moisés Schmidt. Ele falou da importância econômica da região, formada por 337 municípios e considerada uma das fronteiras agrícolas do país por conta do potencial produtivo.

Segunda ele, a região se destaca em atividades como pecuária, hortifrúti, grãos e fibras, atividades fundamentais na geração de emprego e distribuição de renda, com foco social e ambientalmente sustentável. Schmidt também destacou o potencial logístico da região, com as rodovias, hidrovias e as ferrovias Norte-Sul e oeste-leste, esta em construção no estado, além dos portos que podem servir a região.

No entanto, ressaltou Schmidt, algumas questões precisam ser debatidas, como a harmonização tributária entre os estados do Matopiba, além da integração entre os órgãos de defesa sanitária. Por fim, disse que a CNA, federações e os sindicatos da região se colocam à disposição para o debate.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte