Logo CNA

CNA debate financiamento do agro em evento no Rio de Janeiro
Whats App Image 2022 12 01 at 18 01 34

Fórum Agronegócio e Mercado de Capitais foi realizado na quinta (1º)

1 de dezembro 2022
Por CNA

Brasília (01/12/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (1º), do Fórum Agronegócio e Mercado de Capitais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no Rio de Janeiro.

No painel “Cadeias de produção agroindustrial e formas de financiamento”, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, falou da importância social e econômica do agro brasileiro, como a participação no Produto Interno Bruto (PIB) de 27%, nas exportações (44%) e geração de empregos (20%) do país.

Em sua palestra, Bruno mostrou a alta demanda do setor agrícola por financiamento, destacando o Custo Operacional Efetivo (COE) das culturas de arroz, milho (1ª e 2ª safra), soja 1ª safra e trigo, ao longo das últimas safras.

Nesse contexto, ele destacou a importância das linhas de crédito do Plano Safra, como o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA) e o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), que foram suspensas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por falta de recursos.

Além disso, citou o Barter como forma de financiamento da produção agropecuária. Nesse tipo de operação, realizada por meio de Cédula de Produto Rural (CPR), o produtor troca parte da sua produção por insumos agrícolas. Na safra 2021/2022, as revendas (barter, CPR, contratos futuros) foram responsáveis por 15% do funding da soja em Mato Grosso.

No evento, o diretor técnico também apresentou alguns desafios do agro no mercado de financiamento, como a necessidade de redução de taxas e custos intrínsecos nas contratações de crédito rural, fortalecimento de ferramentas de mitigação de risco e previsibilidade de preços.

Durante o fórum, que teve o apoio da CNA, também foram discutidos os gargalos e necessidades de financiamento do setor e o papel do mercado de capitais para o agro, com a participação de diversos especialistas, empresários e autoridades.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte