Logo CNA

CNA debate expansão do plantio de sorgo no Brasil
25513897037 afa3fb64db c

Entidade participou de reunião com a Embrapa Milho e Sorgo, na sexta (21)

21 de outubro 2022
Por CNA

Brasília (21/10/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na sexta (21), de uma reunião com a Embrapa Milho e Sorgo para discutir a expansão do plantio de sorgo no país.

No encontro, o presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, afirmou que o sorgo é uma opção interessante para a safrinha, principalmente onde a janela de plantio não é favorável para o cultivo do milho.

“O Brasil é o 8º produtor e 10º maior exportador de sorgo do mundo. Então precisamos estudar a implementação nas regiões mais adaptadas e estruturar um mercado comprador para que seu cultivo seja financeiramente viável”, disse Arioli.

Imagem

O pesquisador da Embrapa, Frederico José Botelho, apresentou o programa de incentivo à expansão do sorgo no Brasil, que tem como objetivo promover o aumento do cultivo do cereal para ampliar a produção de alimentos e dar suporte à cadeia de proteína animal.

Segundo Frederico, o sorgo é uma cultura de usos múltiplos e utilizado na alimentação animal e humana, bem como para a produção de etanol. No Brasil, seu uso se restringe para a produção de ração ou forragem. “O sorgo é uma das melhores oportunidades para incrementar a produção de grãos no Brasil. Para isso, estamos construindo uma rede de conhecimento científico que será traduzido em estratégias de inovação e mercado”, explicou.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Ozanan Machado Durães, comentou que a Embrapa trabalha há mais de 40 anos com a cultura e que no momento os trabalhos estão concentrados na definição de um plano de governança com os setores público e privado. “A pujança da CNA é importante no Programa +Sorgo Brasil, principalmente pela sua capilaridade e inteligência setorial”, destacou.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte