ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

São Paulo

Circuito de Treinamento Agro
BANNER TREINAMENTO AGRO

Parceria entre SENAR Administração Central e Banco do Brasil tem objetivo de levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural aos produtores.

9 de setembro 2022
Por Senar

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Pequenos e médios produtores rurais do interior têm a oportunidade de aperfeiçoar seu gerenciamento dos negócios e de captação de recursos por meio do Circuito de Treinamento Agro, uma série de eventos para tratar de assuntos técnicos, gerenciais e de crédito rural. A iniciativa é uma parceria entre o SENAR Administração Central e o Banco do Brasil, realizado com apoio do SENAR-SP. A organização dos eventos em cada cidade é feita pelos sindicatos rurais; o SENAR irá ministrar os conteúdos técnicos e gerenciais, enquanto o Banco do Brasil abordará as informações sobre o que é preciso para o produtor acessar o crédito rural dentro da cadeia produtiva estabelecida.

O principal foco são os pequenos produtores que se enquadram no perfil do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), mas médios produtores também podem participar. O objetivo é melhorar a gestão da atividade e, com isso, aumentar os resultados econômicos. O Circuito de Treinamento é realizado em vários estados – cada município sedia o evento por um dia, durante oito horas de atividades –, com as administrações regionais do SENAR.

No Estado de São Paulo o evento já ocorreu em Caconde e Itatiba. As próximas ações estão programadas para as cidades de São José do Rio Pardo – Cadeia Hortifruti (13/09), Pardinho – Café (30/09), Mogi Mirim – Hortifruti (05/10), São Sebastião da Grama - Café (14/10), Mogi das Cruzes – Hortifruti (08/11) e São José dos Campos – Bovinocultura de leite (03/11). Os interessados em participar devem procurar os sindicatos rurais para se inscrever antecipadamente.

O evento conta com três módulos:

Módulo Técnico: aborda as principais cadeias produtivas do município onde está sendo realizado o evento.

Módulo Gerencial: questões de gerenciamento da atividade rural, com foco principal em receitas e componentes dos custos de produção e fluxo de caixa, para um entendimento a respeito das diferenças entre ambos.

Módulo Crédito Rural: o que o produtor rural precisa para acessar o crédito rural e quais as principais linhas de crédito disponíveis.

Ademar Pereira, coordenador adjunto da Comissão Técnica de Cafeicultura da FAESP destacou a importância de levar ações como essa para o interior paulista. “Foi um fenômeno! Em Caconde fez tanto sucesso que o evento teve de ser estendido para três dias. Foi ótimo para a integração entre os produtores, o sistema financeiro e parceiros comerciais. Criou uma forte movimentação no sindicato rural após o evento, fortalecendo a relação com os agricultores”, destacou Pereira.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP