Logo CNA

Paraná

Cianorte reúne produtores de 33 municípios em evento sobre liderança rural
Encontro lideranca rural Cianorte

Mais de 230 pessoas trocaram experiências, cultivaram laços e criaram conexões para reforçar a representatividade do agronegócio paranaense

14 de junho 2022

Cianorte foi o palco do quarto encontro da jornada “Liderança Rural - Cultivando Conexões”, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR, para fomentar o surgimento de novos líderes no campo. Nesta terça-feira (14), mais de 230 pessoas de 33 municípios da região, entre produtores rurais, famílias e lideranças locais, estiveram na cerimônia, que teve como objetivo trocar experiências e possibilitar a criação de conexões entre pessoas e entidades, tudo respaldado pelo conhecimento técnico. Na quarta-feira (15), o evento acontece em Maringá. Na última semana, já ocorreram encontros em Pato Branco (7) , Cascavel (8) e Campo Mourão (9) .

PROGRAMAÇÃO: para conferir as datas e locais dos próximos eventos, clique aqui.

Segundo o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o objetivo principal do evento é criar uma base de lideranças locais para que o agronegócio possa se desenvolver de modo compatível com os desafios inerentes à atividade. “O sistema sindical precisa ser forte na sua base, que são os sindicatos rurais. E para ser forte e ativo, a base precisa de líderes preparados, atores que façam do sistema uma ponta de lança política, não no sentido de política partidária, mas para ter sua voz ouvida, respeitada e suas demandas atendidas”, afirmou. “É para isso que precisamos contar com a participação ativa de todos os produtores rurais”, concluiu.

0

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette

Essa também é a percepção do anfitrião do evento, o presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves. “Há um tempo, eu não conhecia o que era o sistema [FAEP/SENAR-PR e sindicatos rurais]. Depois que fui apresentado, desde então, estamos juntos. Essa união proporciona conhecimento, conquistas que até então eram inimagináveis para nós. Juntos podemos alcançar objetivos que antes julgávamos impossíveis”, declarou.

0

O presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Gonçalves

Também presente no evento de Cianorte, a gestora do Sebrae-PR na região Noroeste, Beatriz Poletto, destacou a importância de despontarem líderes na atividade agropecuária. “Quando falam do Sebrae, as lideranças rurais que trabalham com o agronegócio perguntam: ‘Sebrae não trabalha só com empresas?’ Sim, mas vocês são empresários, por isso liderança é uma coisa importante e para nós é um orgulho estar trabalhando com vocês”, afirmou.

0

A gestora do Sebrae-PR no Noroeste, Beatriz Poletto

Evento

A jornada “Liderança Rural – Cultivando Conexões”, lançada em 2022 pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, tem como objetivo criar um ambiente propício à criação de laços e à troca de experiências, com objetivo de prospectar novas lideranças no campo. O roteiro já percorreu Pato Branco, Cascavel e Campo Mourão e ainda vai passar por outras seis cidades em todas as regiões do Estado.

Dinâmicas

Em cada evento da jornada existe uma série de atividades votadas à reflexão e a formação da consciência sobre a importância de cultivar laços pessoais e profissionais no campo, de modo a fomentar e promover a atividade agropecuária.

Depois da abertura e das falas das lideranças locais, o palestrante Luciano Salamacha fez uma apresentação sobre a importância de as pessoas criarem conexões entre si para enfrentar problemas comuns, desde a pré-história até os dias de hoje.

No meio da programação, os participantes são divididos em três grupos e percorrerem, em rodadas, três espaços diferentes, com os seguintes temas: representatividade, aprendizagem e conquistas.

0 0 0 0 0 0 0 0

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas