ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Santa Catarina

Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais poderá ser emitido a partir do dia 18 deste mês
Design sem nome 2

O CCIR contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural

8 de julho 2022
Por CNA

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) lembra os produtores rurais que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançará no próximo dia 18 de julho o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), referente ao exercício de 2022, para consulta e emissão.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, reforça a importância de emitir o certificado ao lembrar que o documento é indispensável para legalizar em cartório a transferência, o arrendamento, a hipoteca, o desmembramento, o remembramento e a partilha de qualquer imóvel rural. “O CCIR também é fundamental para a contratação de operações de crédito rural, pois evita problemas burocráticos na hora de fazer um financiamento bancário, por exemplo”, alerta.

O CCIR contém informações sobre o titular, a área, a localização, a exploração e a classificação fundiária do imóvel rural e, são dados declaratórios, exclusivamente cadastrais, não legitimando direito de domínio ou posse da propriedade.

A coordenadora do Departamento Sindical da Faesc, Andreia Barbieri Zanluchi, explica que para validar o CCIR é necessário efetuar o pagamento da taxa de serviços cadastrais por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), que é emitida junto com o certificado, na rede de atendimento do Banco do Brasil. “Em caso de dúvidas, os produtores rurais catarinenses poderão procurar os Sindicatos Rurais de sua região ou a Faesc”.

As Superintendências Regionais do Incra no Estado e as Unidades Municipais de Cadastramento (UMC) também estão à disposição para orientações.

O Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais pode ser objetivo por intermédio de uma das seguintes alternativas:

• No link https://sncr.serpro.gov.br/ccir/emissao ;

• Pelo aplicativo SNCR-Mobile, na loja do Gov.BR, disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets), que usam os sistemas Android e IOS;

• Por meio da Declaração de Cadastro Rural (DCR) disponível no endereço eletrônico: https://sncr.serpro.gov.br/dcr ;

• Através do Portal do Governo Federal https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-o-certificado-de-cadastro-de-imovel-rural-ccir .