Paraná
CEMF planeja continuidade da expansão em 2024
Comissão Estadual de Mulheres da FAEP vai dividir esforços entre oxigenar os quase 80 grupos locais e o crescimento da representatividade feminina em novos municípios
Por: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR
Fonte: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR
Após o crescimento vertiginoso na representatividade feminina no Paraná desde a sua criação em 2021, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) tem a missão de manter ativos os quase 80 grupos locais e seguir expandindo em 2024. Os dois desafios fizeram parte das discussões da reunião, nos 13 e 14 de novembro, na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba, com as 16 coordenadoras regionais para a definição do plano estratégico para o próximo ano.
Esse movimento de mobilização feminina tem sido fundamental para ampliar o alcance das ações de representatividade do sistema sindical rural, conforme avalia o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette. “Começamos esse trabalho em 2021, com a criação da Comissão, e agora já estamos com 76 grupos locais. Foram inúmeras provas da força dessa mobilização nesses anos, como o fato das mulheres terem sido maioria nos 10 encontros regionais de líderes rurais”, celebrou o líder rural.
“Importante percebermos que estamos dentro de um alinhamento estratégico, algo que é nossa preocupação. Estamos prontas para manter as mais de 2 mil mulheres diretamente envolvidas coesas e firmes no mesmo objetivo, e atrair novos membros”, aponta a coordenadora da CEMF, Lisiane Czech, destacando a maturidade que o grupo alcançou em pouco tempo.
Para que o grupo siga crescendo de forma ordenada, as 16 coordenadoras regionais pretendem adotar um conceito novo: cada uma deve amadrinhar as comissões mais próximas de suas áreas de atuação. “Nesses dois dias em que estivemos juntas, pude perceber uma empolgação que todas trazem para nosso trabalho. É um sentimento de que a porta da representatividade feminina foi aberta e que estamos no caminho certo”, avalia a coordenadora da CEMF.
Outro ponto importante do planejamento estratégico para 2024 tem relação com o alinhamento institucional das diretorias de sindicatos rurais e o calendário de eventos. Afinal, o grupo tem ganhado notoriedade nacional e, com isso, recebido inúmeros convites. Alguns destaques de 2023, por exemplo, foram a participação de coordenadoras na viagem técnica internacional à Israel , promovida pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, e o alcance da marca de maior delegação do país no Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio , realizado em outubro, em São Paulo.
“Tudo que planejamos nos últimos anos, nós conseguimos concretizar. Isso faz aumentar também as responsabilidades. Tanto a nível municipal quanto estadual, vamos precisar de planejamento, empenho e, sobretudo, colocar o coração nas nossas ações”, destaca Roseli de Fátima Celestino, uma das coordenadoras da CEMF.
Dinâmica do encontro
O encontro das 16 coordenadoras da CEMF teve a participação do palestrante Henrique Bueno, mestre em psicologia positiva e especialista em felicidade corporativa, que tratou da transformação do papel da mulher nas últimas décadas.