ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Cavalo de alto desempenho nutricional e emocional é o resultado da pastagem de qualidade
Whats App Image 2020 08 28 at 16 12 55

31 de agosto 2020
Por CNA

Nem pense em criar cavalo sem ter uma pastagem de qualidade. A orientação é do doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz – Esalq, Claudio Haddad. A relação entre  bons criadores, pastos e cavalos está entre os assuntos abordados pelo especialista na editoria #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (31).

“Existe uma correlação dos criadores de cavalos, as pastagens e o equilíbrio emocional dos animais. Os cavalos mais premiados, mais esportistas e vencedores, são aqueles oriundos de áreas que receberam mais atenção com o pasto. A dica é garantir que o animal tenha acesso à pastagem, para que ele se sinta nutricional e psicologicamente bem”, explica Haddad.

O pasto é o modo mais barato de produzir um cavalo. “O animal tem um custo de produção de 35% a 40% menor, uma economia maior do que em muitos outros países. Quando as pastagens perdem produção e valor nutritivo na seca, entramos com os demais volumosos que complementam a dieta como o feno de gramínea, de alfafa”.

De acordo com o professor, na década de 90, o cavalo era refúgio da moeda. “Naquela época o mercado de equinos alcançou um ápice, a procura foi muito grande. A inflação era elevada e o animal valorizava mais do que do dólar. Hoje o mercado é bom para quem produz com qualidade. Ele passou a ter o real valor, em outras palavras, para ser bom, tem que ter mérito”, explica.

“Existe maior ou menor profissionalismo entre as raças. Cada uma delas tem características muito específicas, a escolha vai depender muito do que se procura, mas tem para todo mundo, gostos e preços”.

Este e outros temas da equideocultura serão apresentados na #LiveSistemaFamasul desta terça-feira (1º), com a participação do médico veterinário e especialista em Clínica, Cirurgia e Reprodução Equina, Paulo Zandavalli. A transmissão será feita pelo Facebook da instituição #SistemaFamasul e pelo Canal Youtube.com/SistemaFamasul.