Logo CNA

Santa Catarina

Catarinenses são destaques na 5ª edição do Programa CNA Jovem em Brasília
CNA IMAGEM PRINCIPAL 4

Evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

29 de dezembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Duas catarinenses brilharam na 5ª edição do Programa CNA Jovem , que aconteceu no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e contou com palestras, apresentações das iniciativas de Liderança Empreendedora elaboradas pelos jovens ao longo da jornada e a divulgação dos destaques dessa edição.

Com o projeto “Integração Jovem” Rafaela Nunes esteve entre os 10 jovens premiados na categoria Destaques Individuais que reconheceu iniciativas de liderança e a capacidade de absorção do método do programa, prontidão para integração e legitimação enquanto líderes locais e perfil de líder. Thais Neres Krindges apresentou o projeto “Cultivando o Bem-estar no Meio Rural” e ficou entre os três homenageados por iniciativas com base na complexidade do desafio, resultados esperados e alcançados, capacidade de replicação e alinhamento com o método do CNA Jovem.

Os projetos dos jovens foram apresentados no encontro durante um Painel de iniciativas de liderança empreendedora. Todos destacaram os resultados alcançados na jornada e demonstram como estão evoluindo na implementação dos planos de ação.

A iniciativa de Rafaela teve por objetivo engajar a atuação política das novas gerações do agro em benefício do setor e comunicá-lo da forma correta ao público-alvo. “A participação nesse último encontro foi realmente uma experiência incrível e inigualável. Apresentamos as nossas iniciativas de Santa Catarina e pudemos dar voz aos desafios que encontramos junto aos produtores rurais. Ao mesmo tempo em que mostramos as nossas ideias procuramos demonstrar o que acreditamos que seja a solução para fortalecer ainda mais o nosso produtor rural e o setor agropecuário do Estado”, destaca Rafaela.

Além disso, de acordo com a jovem, foi uma oportunidade de conhecer as ações e os desafios dos outros jovens do País. “Trocamos ideias e conhecemos muitas iniciativas que podemos trazer para o nosso Estado. Esse conhecimento e essa conexão são fundamentais para somar às nossas ações e, com isso, contribuir ainda mais para crescimento do produtor rural catarinense e para o desenvolvimento do setor como um todo”, frisa Rafaela.

A jovem ressalta, ainda, que foi muito especial estar entre os destaques na 5ª edição do Programa CNA Jovem. “Foi uma honra receber esse prêmio em meio a tantos jovens incríveis de todo o Brasil e com trabalhos excelentes de Santa Catarina. Vale a pena agradecer e ressaltar a participação do time catarinense no meu projeto. Eles também têm iniciativas incríveis e que só têm a somar com o produtor rural catarinense”.

Por fim, ela confirma que o Programa CNA Jovem foi essencial para muda-la como pessoa e como profissional do agro e para reforçar diversos valores. Também agradece ao Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhota pelo apoio em sua trajetória. “Obrigado também ao Sistema CNA/Senar e ao Sistema Faesc/Senar pelo apoio ao longo dessa trajetória no CNA Jovem”.

SAÚDE MENTAL EM DEBATE

Emocionada, Thais fala que foi maravilhosa a participação na 5ª edição do encontro. A jovem que apresentou o projeto “Cultivando o Bem-estar no Meio Rural”, conta que a ideia surgiu há alguns anos por presenciar alguns casos de suicídio no campo.

“Participei de alguns movimentos e acabei recebendo vários relatos. Quando entrei no CNA Jovem tive essa oportunidade de desenvolver algo para atender a demanda dos agricultores que sempre comentavam sobre a demora no atendimento, a falta de profissionais que os entendam, entre outros. Foi uma oportunidade de criar um projeto para a melhoria de vida e o bem-estar desse público”.

Thais reforça o quanto foi gratificante ter esse reconhecimento e essa validação de esforço que foi marcada pela dedicação e a competência na busca por metas e objetivos. Também realça que foi de extrema importância a colaboração do Sistema Faesc/Senar e do Sindicato dos Produtores Rurais de Concórdia e outros apoiadores, que proporcionaram essa oportunidade de desenvolver o 1º Encontro sobre Saúde Mental, no mês de outubro, com produtores de Concórdia.

“Espero que seja, de certo modo, mais expansivo e que mais agricultores possam ter um atendimento adequado sobre ansiedade e depressão. É importante que não demore muito tempo, pois temos dados que apontam que, cada vez mais, está crescendo a incidência de pessoas com problemas de saúde mental”.

Thais ressalta a satisfação pelo reconhecimento em Brasília. “Foi muito esforço para uma jovem como eu. Sou agricultora, trabalho todo dia no campo e é gratificante. Mais importante ainda é saber que elevamos o nome da nossa região, do nosso Estado, e perceber que estão aparecendo outras oportunidades. Já fui convidada para um futuro Fórum da Saúde Mental. E palavras como essas vêm com lágrimas nos olhos. É um filme que passa na cabeça”, relata ao enaltecer que ter ficado entre as três iniciativas destaque mostra a validade do tema.

“Temos que falar sobre a saúde mental porque os dados são concretos. É preciso recomeçar pesquisas. Sou apaixonada por esse tema e, futuramente, estou pensando em buscar especialização na área. Quero agradecer a todos que estiveram nessa jornada imensa”.

Para concluir, Thais afirma que o Sistema Faesc/Senar, há alguns anos, já vem fazendo a diferença em sua vida com oportunidades de cursos. “Sou uma jovem que veio da cidade e estou assumindo a propriedade na área de Pecuária de Leite com meu esposo e é fundamental contar com esse apoio”.

O grupo esteve acompanhado pela coordenadora estadual do Programa Francine Iagher que enfatiza o sucesso do encontro. “Encerramos o ano com chave de ouro! Nossos representantes de Santa Catarina foram excepcionais. É um orgulho ter duas jovens destaques nesse encontro que também foi rico em conhecimento e troca de experiências. O CNA Jovem realmente cumpre seu papel de preparar os jovens para assumir cargos de liderança e promover inovações no setor”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, cumprimenta os jovens catarinenses e os demais participantes do evento e salienta que o programa tem sido estratégico para o futuro de todos os que participaram do CNA Jovem. “Esse público vem se destacando cada vez mais pelo potencial de liderança, pelas iniciativas empreendedoras e pelo comprometimento com o desenvolvimento do setor produtivo”.

JOVENS QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

Além de Thais e Rafaela, também participaram do evento os seguintes jovens de SC: Adriana Modolon Duart, Andrieli Ely, Beatriz Bortolato, Guilherme Matos de Carvalho, Guilherme Romani de Mello, Ícaro Scarabelot Bardoni, Ítalo Gabriel Torri e Maria Vitória Faé Proença.

Matérias Relacionadas