Mato Grosso
Casos de sucesso do Programa Fazenda Pantaneira Sustentável serão apresentados nesta quinta-feira (16) em Brasília
Senar-MT mostra os resultados na 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+
Por: Cristina Cavaleiro
Fonte: Senar-MT
A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) apresenta os casos de sucesso do Programa Fazenda Pantaneira Sustentável na 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+ nesta quinta-feira. O evento está sendo realizado no auditório Olacyr de Moraes, entre os dias 15 e 16 de maio na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em Brasília e está sendo transmitido online pelo canal da Escola Nacional de Gestão Agropecuária na plataforma do Youtube.
O Programa Fazenda Pantaneira Sustentável é coordenado pelo Sistema Famato juntamente com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Embrapa Pantanal, visando auxiliar produtores rurais do bioma Pantanal mato-grossense a se desenvolverem economicamente na região e de forma sustentável. Segundo o supervisor da bovinocultura de corte da ATeG, Marcelo Nogueira, o programa tem sido fundamental para encontrar um equilíbrio entre a produção rural em prol de um Pantanal mais sustentável e próspero para as gerações futuras.
O evento é realizado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, visando fortalecer a base conceitual do ABC+. Além disso, o encontro busca orientar a condução operacional do Plano de Ação Estadual (PAE) e apresentar o Sistema de Informações do Plano ABC (SINABC), que traz dados sobre pastagens degradadas e terminação Intensiva.
Também estão presentes no encontro a chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural – DDR-MT, Janice Elena Barddal e a presidente do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT, Linacis Roberta Pinho.
O Plano ABC+
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC+) é uma estratégica do Governo Federal elaborada pelo Mapa, criado em 2010 e reformulado em 2023, com objetivo de promover a redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura, conforme preconizado na Política Nacional sobre Mudanças do Clima, melhorar a eficiência no uso de recursos naturais, aumentar a resiliência de sistemas produtivos, possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças climáticas.
A apresentação acontece no dia 16 de maio, às 15h40 (no horário de Brasília). Para assistir o evento ao vivo e acessar a programação do segundo dia, acesse CLICANDO AQUI.