Logo CNA

Minas Gerais

Casal de prospera com cafés especiais após cursos do SENAR MINAS

29 de abril 2021

Por: SENAR MINAS

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES foi importante aliado para o desenvolvimento dos cafés especiais da fazenda Santa Bárbara, em Monte Carmelo. Em 2012, o engenheiro agrônomo Rafael Tomás começou a transição da pecuária de leite para o café. Mesmo com a experiência adquirida ao longo dos anos, ele não imaginava tantos desafios e, por isso, pediu ajuda à esposa, uma improvável companheira de Rafael nos negócios rurais, já que Juliana Melo é farmacêutica e, na época, tinha a própria farmácia.

Casal de prospera com cafés especiais após cursos do SENAR MINAS

“Ela era uma pessoa da cidade, mas eu precisava dela ao meu lado. Por isso, buscamos a ajuda do SENAR, por meio da parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo. Ela se capacitou e, hoje, toma conta de tudo, dentro e fora da porteira”, contou.

Juliana admite que, no início, teve medo de não conseguir, mas depois percebeu que era possível se reinventar profissionalmente. “Vendi a farmácia, fui para a fazenda e comecei a estudar. Já fiz praticamente todos os cursos do Sistema FAEMG/SENAR/INAES de cafeicultura. O SENAR foi a minha faculdade”.

Os três colaboradores do casal não ficaram para trás e também se capacitaram. Juliana diz que todos evoluíram juntos. “Aprendemos da lavoura à xícara. Nosso café ganhou mais qualidade e nos colocamos no mercado de maneira diferenciada. A última safra foi 100% de cafés especiais, 2 mil sacas comercializadas no Brasil e no exterior”.

“O Sistema FAEMG/SENAR/INAES é, de fato, a escola do campo, porque proporciona aprendizado para nós, produtores, e para nossos colaboradores. Todos saem ganhando”, ressaltou Rafael.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, destaca ainda a sucessão rural que começou na fazenda. “Temos, nesse caso, a família completa - marido, mulher e filhos – participando de alguma forma do sistema produtivo dos cafés especiais. O Sistema está atento a essas questões, propondo sempre o envolvimento de toda a família nos negócios rurais”.