Logo CNA

Santa Catarina

“Carreta Agro pelo Brasil” atrai público expressivo na Tecnoeste
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Lançado recentemente, o veículo destacou as ações do Sistema CNA/Senar e do Sistema Faesc/Senar na feira, levando tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais

23 de fevereiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Situada em um local estratégico no parque do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Concórdia, a Carreta Agro pelo Brasil atraiu a atenção do público no Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense (Tecnoeste). Lançado recentemente pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o veículo destacou as ações do Sistema CNA/Senar e do Sistema Faesc/Senar na feira, levando tecnologia, inovação e conhecimento aos produtores rurais.

O veículo foi projetado para levar as ações do Sistema pelo País. São 98 metros quadrados de área útil idealizados para se adaptar aos diversos tipos de eventos e expor os projetos e serviços oferecidos pelo Sistema CNA/Senar. De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da CNA, José Zeferino Pedrozo, a Carreta Agro pelo Brasil surgiu para valorizar ainda mais o produtor rural de cada região do país. “Estamos muito satisfeitos pelo impacto dessa estrutura nos eventos de nosso estado”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, participou da abertura e acompanhou as atividades no primeiro dia de Tecnoeste. Reconheceu a grandeza da 17ª edição do evento e o trabalho das entidades parceiras, além de destacar que “a Carreta Agro pelo Brasil é uma novidade importante para oferecer aos produtores palestras, minicursos, capacitações e momentos de imersão em um ambiente agradável, confortável e dotado de tecnologia.”

Outro momento importante, conforme Zanluchi, foi uma reunião na Carreta Agro pelo Brasil que oportunizou firmar parceria com a Aurora Coop, representada pelo assessor de suinocultura Sandro Treméa e equipe, para iniciar um trabalho com foco para a eficiência energética. A iniciativa faz parte do “Programa Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido pelo Sebrae/SC, Senar/SC e outros parceiros nas empresas rurais das regiões onde estão inseridas as plantas industriais e cooperativas filiadas ao Sistema Aurora Coop.

O presidente do Sindicato Rural de Concórdia, Celso André Rigo, destacou a importância de trazer uma estrutura que permite atender o produtor rural com excelência, oferecendo conhecimento e tecnologia em um espaço moderno e confortável. Também frisou que o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizado pelo Sistema Faesc/Senar em parceria com a entidade sindical, contribui significativamente para impulsionar o desenvolvimento nas propriedades rurais.

A coordenadora estadual do Programa ATeG, Paula Coimbra Nunes, ressaltou que a Carreta Agro pelo Brasil tem sido fundamental para promover, de forma didática, os eventos da ATeG, durante a feira. “No primeiro dia tivemos palestra sobre a preparação da estação reprodutiva e manejo do carneiro, com os técnicos de campo Lucas Dacampo e Tiago Cazella; e oficina de produção artesanal de linguiça aperitivo de cordeiro, com o instrutor do Senar/SC, Klaus Iwes Kindlein. As duas atividades foram um sucesso, tanto que se estenderam em razão de tanta interação do público”.

O Espaço da Imersão e a palestra Como emitir Nota fiscal eletrônica do Produtor Rural, com o instrutor do Senar/SC Evandro Claudio Alves, foram outros destaques do primeiro dia de evento.

O supervisor técnico da ATeG na região, Fernando da Silveira, os técnicos do programa e demais profissionais da equipe estão à disposição para receber o público do campo na Carreta Agro pelo Brasil.