Logo CNA

Mato Grosso

Capacitação fortalece Turismo Rural em Jaciara
03 21 mar cadeia produtiva turismo rural

Moradores concluíram cinco cursos consecutivos relacionados ao Turismo Rural

22 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Moradora do Assentamento São Francisco – zona rural de Jaciara, Maria Leni de Oliveira está se profissionalizando ainda mais na área de Turismo Rural. Empreendedora de uma área de camping e ecoturismo no Vale do Chico, Leni iniciou 2023 com o pé direito e concluiu cinco cursos da cadeia produtiva do turismo. As capacitações foram ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Jaciara.

Os cursos denominados Cadeia Produtiva consistem em uma sequência de treinamentos consecutivos com a mesma turma de participantes. Ou seja, em um curto intervalo de tempo, o mesmo grupo de pessoas consegue até cinco certificações diferentes, todas relacionadas entre si.

Para o presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Alberto Chiapinotto, a oferta dos treinamentos veio a somar com a proposta do município em fortalecer o turismo na região. “Fomos procurados como Sindicato, para fortalecer essa cultura e tivemos um retorno muito bom, com a sala cheia, e todos elogiando os treinamentos”.

Dentre aqueles realizados por Leni estiveram os cursos de relacionamento interpessoal; planejamento para implantação do turismo rural e oportunidades de negócios e economia criativa no turismo rural. “Todos foram muito importantes porque eu já atuo com turismo rural e os cursos vieram para complementar esse conhecimento e nos ensinar a trabalhar”.

O socorrista Hilton Figueiredo, seu colega de curso, trabalha há 13 anos com ecoturismo. Ele é guia de rafting, professor de canoagem, condutor local e também aprovou os novos conhecimentos. “O treinamento foi muito bom, produtivo e objetivo. Consigo aplicar a todo instante no meu trabalho”, destacou.

Os cursos ofertados pelo Senar-MT e Sindicatos Rurais não geram custos aos participantes e ainda podem melhorar a renda das famílias do campo. Segundo Chiapinotto, independentemente do curso, a busca por conhecimento sempre trará melhorias à vida dos participantes. “Se as pessoas souberem empregar essas capacitações no dia a dia, teremos uma comunidade melhor. Qualquer curso ofertado traz benefícios, basta querer e aplicar”, destacou o presidente.

Selo


Matérias Relacionadas