Logo CNA

Minas Gerais

Brumadinho: Assistência Técnica devolve dignidade a produtores rurais

28 de janeiro 2022

Por: SENAR MINAS

Três anos após o rompimento da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho, muitas questões ainda seguem sem desfecho, mas os produtores rurais já podem respirar mais aliviados. O impacto na produção das fazendas e na confiança do consumidor foi grande, mas o trabalho conjunto dos produtores com a assistência técnica e gerencial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos vem revertendo o quadro e gerando resultados animadores.

A entidade atua junto a produtores atingidos pela tragédia - direta ou indiretamente – com o Programa SuperAção Brumadinho. São 10 técnicos de campo atendendo gratuitamente a 480 propriedades dos municípios de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo. Com orientações práticas a partir de um diagnóstico individualizado, cada produtor reaprendeu o caminho da produtividade e das contas em dia.

Assistência Técnica devolve dignidade a produtores rurais de Brumadinho - SENAR MINAS

O produtor Gilberto Ferreira e o técnico de campo Anderson Oliveira - fazenda é atendida em Mário Campos

Satisfação e retomada

Os irmãos Dárcio do Carmo Chagas e Mathias Machado do Carmo, produtores de banana na Comunidade Jordão, em Brumadinho, já estão dando a volta por cima. Os dois começaram a plantação em 2019, mesmo ano do rompimento da barragem, e tiveram muitas dificuldades. Mas, com empenho e com a ajuda do técnico Matheus Pena Campos, conseguiram retomar a comercialização e cativar os clientes com a qualidade das frutas. Para Dárcio, “o trabalho é puxado, mas dá muita satisfação”.

Na vizinha Mário Campos, o casal Milton Teles Ferreira e Sirlene Inácio Mendonça reinventou sua produção de hortaliças. Segundo o técnico Altino Júnior Mendes, eles trabalhavam com apenas um tipo de produto, que não trazia renda diária. Além disso, Milton sofreu com a desconfiança dos compradores, que achavam que a água que ele utilizava poderia estar contaminada com a lama. Depois do programa, o cenário na Fazenda Santa Helena é outro: “reduzimos custos e a renda aumentou demais da conta. O programa é 100%”, elogia Milton.

O analista técnico do Sistema FAEMG e coordenador do SuperAção Brumadinho, Wender Guedes Borges, explica que o objetivo é aumentar a lucratividade do produtor e não só a produtividade. “Mostrar quanto ele está produzindo, quanto está custando. Quebrar paradigmas para mostrar que a propriedade é uma empresa e deve ser tratada como tal”, reforça. Os assistidos e suas famílias ainda são orientados a participar dos cursos de capacitação gratuitos oferecidos pelo Sistema FAEMG, para complementar os conhecimentos adquiridos com o técnico.

Ações reunidas

Em novembro, o Parque de Exposições de Brumadinho recebeu um Dia de Campo dedicado ao Programa SuperAção Brumadinho. Mais de 270 pessoas foram em busca de novos conhecimentos com apresentações dos técnicos de campo e convidados. As estações contemplaram as sete cadeias produtivas atendidas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, avicultura, piscicultura, olericultura e fruticultura perene.

“O que vimos foi a reunião de vários parceiros que querem o desenvolvimento do agro a partir da transferência de conhecimento para a evolução dos produtores em suas respectivas atividades. A avaliação foi muito positiva”, disse o gerente de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Bruno Rocha de Melo.

O programa termina em maio deste ano, depois de dois anos de prestação de serviço. Até agora, cerca de 70% dos produtores assistidos já voltaram a registrar melhorias no negócio.

Matérias Relacionadas