Logo CNA

Mato Grosso

Bombeiros aprendem a fazer aceiros com máquinas agrícolas
05 06 mai treinamento pa carregadeira ct do fogo 11

Cursos estão ensinando bombeiros a operarem maquinários agrícolas

9 de junho 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) está ensinando operação de máquinas agrícolas a militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso. Em Cuiabá, foi concluída a segunda turma de operação de pá carregadeira. Com o maquinário, os militares poderão fazer aceiros em zonas rurais que estiverem sendo afetadas por focos de incêndio.

No escopo do treinamento são ensinados a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), direção defensiva na operação da máquina, equilíbrio da carga pós eixo conforme a pá carregadeira, centro de gravidade da máquina, deslocamento, movimentação e estacionamento, entre outros.

0

O curso foi ministrado em duas etapas. A parte teórica no Centro de Treinamento do Batalhão de Emergências Ambientais, mais conhecido como CT do Fogo, em Cuiabá, e a etapa prática em uma propriedade rural aos arredores da região metropolitana. Participaram representantes de batalhões de várias regiões do estado que atuarão como multiplicadores.

De acordo com o instrutor credenciado ao Senar-MT, Renato Rezende, o conhecimento auxiliará a instituição durante o período de estiagem. “Os aceiros previnem a expansão do fogo pela vegetação e se os militares têm esse conhecimento de como fazê-los, quando estiverem a campo vão poder contribuir para o controle dos incêndios”, afirma.

Além da capacitação aos bombeiros, o Senar-MT e Sindicatos Rurais também disponibilizam formações para brigadas de incêndio para produtores e moradores de comunidades rurais. Entre os meses de junho e julho há 24 cursos previstos nessa área, divididos entre três tipos de brigadas: Formação de Brigadas de Incêndio Florestal, Formação de Brigada de Incêndio – NTCB 34 e Formação de Brigada de Incêndio – tipo II. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende seu município e verificar a demanda.

Mobilização – Em Rondonópolis, o Sindicato Rural já se reuniu com o Corpo de Bombeiros lotado no município para definir as estratégias de combate ao fogo neste ano. A meta é disseminar informações básicas de combate ao fogo para que os produtores consigam se organizar em uma primeira resposta ao incêndio.

0

Crédito: A Tribuna MT

A expectativa é levar conhecimento a 120 propriedades rurais dos municípios de Dom Aquino, Poxoréo, Guiratinga, Alto Garças, Pedra Preta, Alto Taquari e Rondonópolis, cujos índices de incêndios florestais já estão mapeados.

Com informações de A Tribuna MT

Selo

Matérias Relacionadas