Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Boas práticas dão sustentação ambiental, econômica e social para atividade florestal
Florestas Plantadas 1

Curso do Senar/MS apresenta potencialidades e técnicas eficientes e sustentáveis da silvicultura.

31 de março 2021

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Eficiência e sustentabilidade na silvicultura estão associadas à qualidade do manejo e à conservação da base de recursos naturais. Estes conceitos fazem parte do conteúdo do curso “Boas Práticas Agrícolas em Florestas Plantadas”, oferecido gratuitamente pelo Senar Mato Grosso do Sul. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (31).

“O manejo florestal sustentável é o melhor método para otimizar o desenvolvimento e a rentabilidade da silvicultura. Esta é uma atividade que respeita os mecanismos de sustentação do ecossistema, garantindo retorno econômico, social e ambiental”, explica a instrutora da capacitação, Amanda Vinholi Barreto de Souza.

No mercado, a importância do setor florestal está, entre outros pontos, no fornecimento de energia e matéria-prima para a indústria, construção civil e de transformação. “Com o potencial deste segmento principalmente na participação no comércio mundial, os investimentos na melhoria das práticas de manejo são constantes e têm como principal objetivo mitigar os impactos no meio ambiente e promover a conservação da biodiversidade”, acrescenta.

Entre os benefícios do sistema produtivo de florestas plantadas estão a contribuição direta na regulação do fluxo hídrico, o controle do clima, a formação de estoques de carbono, conservação de solo, ciclagem de nutrientes e formação de corredores ecológicos.

O curso, que faz parte do amplo portfólio do Senar/MS, tem o intuito de demonstrar técnicas adequadas com a finalidade de alcançar a produção sustentável, abordando temas como as espécies de maior adaptabilidade e produtividade contínua, características que reduzem custos e tornam a atividade mais eficiente e lucrativa.

Acesse senarms.org.br e conheça todas as capacitações disponíveis. Na editoria #MercadoAgropecuário publicada na segunda-feira (29), você fica por dentro do mercado deste setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque