Logo CNA

Paraná

“Bíblia” sobre solo e água reúne maior estudo já realizado no Brasil
Livro solo agua

Livro “Manejo e conservação de solo e água” conta com 35 pesquisas desenvolvidas dentro da Rede AgroPesquisa, com participação do Sistema FAEP/SENAR-PR, Seti, Seab, Fundação Araucária e universidades

6 de outubro 2023

A agropecuária do Paraná tem à disposição a “bíblia” dos estudos do solo e de recursos hídricos no Estado. O livro “Manejo e conservação de solo e água” , lançada dia 22 de agosto, reúne dados do maior estudo envolvendo estes temas já realizado no país, dentro da Rede Paranaense de AgroPesquisa e Formação Aplicada (Rede AgroPesquisa) . O evento na sede do Sistema FAEP/SENAR-PR, em Curitiba, contou com a presença de secretários estaduais e representantes das entidades integrantes da AgroPesquisa, além de pesquisadores e especialistas.

O projeto teve início a partir de demandas levantadas, ao longo de anos, no Núcleo Estadual da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Nepar) e em seminário promovidos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, em todas as regiões do Paraná. Para encontrar respostas aos problemas enfrentados no dia a dia no campo, a Rede AgroPesquisa, desde a sua criação em 2016, realiza estudos com base em monitoramentos hidrológicos.

Confira as fotos do evento de lançamento

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

Durante o lançamento do livro, o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, lembrou que o Paraná sempre esteve à frente das pesquisas sobre solo e água, e que, com a rede de pesquisa, o Estado retoma à vanguarda. “O resultado recorde da última safra deixou muita gente surpresa, mas a mim não. São anos de trabalho e investimento para melhorar o solo do Paraná. A maior fortuna que nós, produtores rurais, podemos ter é que o nosso solo esteja bem conservado e produtivo”, enfatizou.

Aldo Nelson Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , elogiou a união de esforços entre instituições públicas e privadas para promover estudos acadêmicos que tenham eco em problemas enfrentados pela sociedade. “Esse projeto da Rede AgroParaná é um embrião desse processo de produzir conhecimento para que o agricultor consiga aplicar em suas atividades. Deixo as portas abertas para outros projetos que venham a surgir e registro nossa disposição de continuar nessa perspectiva de trabalho em conjunto”, apontou o secretário.

Aldo Nelson Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento , Norberto Ortigara, o livro tem um papel fundamental no momento que a produção de alimentos está passando. “O Sistema FAEP e a Seti somaram esforços para entregar os primeiros resultados desses estudos, que vão começar a calibrar nossas ações. Não abrimos mão de safra cheia, com o máximo resultado possível, mas fazendo as coisas do jeito certo”, destacou Ortigara.

Norberto Ortigara, secretário de Agricultura e Abastecimento

O contingente de pesquisadores está à disposição do setor produtivo paranaense, segundo Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária . Segundo o dirigente, basta que iniciativas como a Rede AgroParaná sejam formadas e direcionem esforços. “Temos que investir nossos recursos naquilo que a sociedade precisa, não apenas naquilo que os pesquisadores querem oferecer. Somos mantidos pelos cidadãos, temos que fazer as escolhas, como gestores públicos, naquilo que é necessário. Governar é atender as necessidades, mas olhar às oportunidades. Nesse caso, quando envolvemos a ciência e tecnologia, estamos sempre olhando os dois”, resumiu.

Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária

O livro

Em função da profundidade e ineditismo, a publicação “Manejo e conservação de solo e água” é considerada uma referência para agricultores, pesquisadores, professores da área e técnicos de campo. A versão completa está disponível de forma gratuita.

O livro trata, em detalhes, sobre a formação e as metodologias usadas no âmbito da AgroPesquisa. Para a execução das pesquisas, a Rede contou com três patrocinadores: o Sistema FAEP/SENAR-PR, que investiu R$ 6 milhões, e a Fundação Araucária e Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que, somado, destinaram o mesmo valor.

A obra reúne os resultados de 35 estudos realizados por 150 pesquisadores de 19 instituições de ensino, universidades e fundações privadas. O projeto conta também com 55 bolsas de pesquisas. “Esse livro sintetiza todo esse trabalho e o monitoramento das microbacias espalhadas por sete mesorregiões do Estado”, aponta Graziela Moraes de Cesare Barbosa, uma das editoras da publicação.

Para a diretora-técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm, o livro fornece informações que permitem adequar os sistemas de produção e melhorar o uso e conservação dos solos a curto, médio e longo prazos. “Esse primeiro volume do livro traz um detalhamento dos resultados, permitindo que se torne um material de referência e um marco para o Brasil e o mundo”, aponta Débora.

A AgroPesquisa é formada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, Sistema FAEP/SENAR-PR, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e Sistema Ocepar.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas