Logo CNA

Mato Grosso

BEA e Senar-MT apresentam proposta de protocolo específico para combate ao fogo
3 19 mar sapezal de proposta combate fogo 31 scaled

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e o Senar-MT apresentaram uma nova proposta a produtores rurais de Sapezal: a criação de um protocolo de combate ao fogo específico para a agricultura

21 de março 2022

Criação de um protocolo específico para combate a incêndios em lavouras e maquinários agrícolas. Este foi um dos assuntos tratados na assembleia do Sindicato Rural de Sapezal na última sexta-feira (18.03). Além deste, vários outros temas foram colocados em debate. O presidente do Sindicato, Cleto Webler destacou a importância de ter uma pauta diversificada. “Gosto de aproveitar o tempo. O resultado é bom, temos sempre a presença maciça do produtor”.

E, assim, os mais de 50 participantes da assembleia tiveram a oportunidade de discutir a proposta feita pelo Batalhão de Emergência Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso que é a criação deste protocolo específico para agricultura. Esta proposta surgiu em função da parceria de mais de cinco anos com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Mais que a proposta de um protocolo específico para combate ao fogo em lavouras, o Coronel Guimarães, do BEA mostrou as ações executadas pelo batalhão e os números relacionados ao combate ao fogo. Este foi um primeiro contato com os produtores para a apresentação desta ideia. A partir disso serão realizados outros encontros para ampliar a discussão e elaborar este documento.

Cursos do Senar-MT – Sapezal está entre os municípios que mais demandam cursos para o Senar-MT. O Sindicato Rural tem um Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) e, na última sexta-feira (18.03) foi assinada a parceria que garante a construção de um Centro de Treinamento. O coordenador de Polos Tecnológicos, Wlademiro Neto mostrou como será a estrutura e destacou que a capacidade é de treinar mais de 8 mil pessoas por ano.

Sobre a data de entrega da obra, Neto disse que será dentro de dois ou três anos. “Porém vamos começar a atender ainda este ano com uma estrutura de contêineres. Com esta estrutura será possível realizar os cursos mesmo antes da obra definitiva ficar pronta”.

Prêmio – Outro assunto foi a entrega do prêmio de mobilização conquistado em 2021. O supervisor da Regional do Senar-MT, de Campo Novo do Parecis, Rodrigo Garcia Garcia, entregou para o presidente um kit para fazer lives e transmissão ao vivo.

A pedido do presidente Webler, o supervisor Garcia mostrou o que tem sido feito no município e destacou que para 2022 estão programados cerca de 400 treinamentos. “Temos ainda as ações não programadas”. Garcia ainda fez um comparativo dos últimos quatro anos e apontou um crescimento considerável no número de cursos executados.

Matérias Relacionadas