Mato Grosso
Notícias
Baixada cuiabana programa ações para 2022 visando fortalecimento da economia local
Avicultura e piscicultura estão entre as principais cadeias produtivas desenvolvidas na Regional de Cuiabá
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
A baixada cuiabana mais conhecida pelos centros comerciais e pela metrópole Cuiabá, também possui uma extensa área rural. São mais de 2100 propriedades rurais distribuídas entre 48 comunidades e assentamentos. São nessas comunidades que atuam os Sindicatos Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
A regional do Senar-MT de Cuiabá compreende nove sindicatos que atendem 13 municípios, dentre eles a capital, Nossa Senhora do Livramento, Rosário Oeste, entre outros. Em 2021 os cursos mais demandados foram de vacinação contra brucelose, doma racional e rédeas de equinos, produção de derivados do leite, transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína e de pescado.
No último ano, também foram realizadas novas e importantes parcerias. Dentre elas estão a expansão do programa de Equoterapia para o município de Poconé e o início da oferta de capacitações nos polos tecnológicos – CT Aguaçu e CT do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).
Para 2022 já estão programadas mais de 600 ações educacionais nos municípios que compreendem a Regional. As atividades são voltadas para o setor agropecuário e principalmente às cadeias produtivas de pecuária de corte, piscicultura e avicultura, que movimentam a economia local.
Piscicultura é uma das principais cadeias produtivas na Regional de Cuiabá
Segundo o supervisor da Regional de Cuiabá, Natalino Márcio Viana, para 2022 a expectativa é elevar o número de parceiros locais e aumentar a abrangência do atendimento ao público rural. “Assim conseguiremos melhores estruturas para a realização de capacitações e maior oferta de cursos e programas para a região”.
Regionais – O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a instituição e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.
A Regional de Cuiabá abrange os Sindicatos Rurais de: Acorizal, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger. Além dessas cidades, os Sindicatos estendem o atendimento aos municípios de Barão de Melgaço, Jangada, Nobres e Várzea Grande.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são cruciais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.
Luto – No sábado (14.05), o presidente interino do Sindicato Rural de Cuiabá, Luiz Carlos Alécio, faleceu em decorrência de câncer. Ele estava respondendo pela instituição desde março deste ano. Em nota, o Sistema Famato lamentou a perda deste grande profissional que deixou esposa, três filhos, dois netos e amigos.