Logo CNA

Santa Catarina

ATeG transformando vidas: Salumeria Nonno Luigi conquista Selo ARTE
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Agroindústria integrante do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) recebeu o selo da CIDASC, durante a Faismo 2024, em São Miguel do Oeste (SC)

23 de fevereiro 2024

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

“Uma parceria sólida, ágil e eficiente”. Assim foi definido o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) pelo proprietário da Salumeria Nonno Luigi, Loivo Bertoldi, após a conquista do Selo ARTE para todos os onze produtos da empresa. A certificação foi feita pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e ocorreu durante a Faismo 2024, em São Miguel do Oeste, extremo-oeste catarinense. A salumeria participa da ATeG Agroindústria, programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) em parceria com o Sindicato Rural de São Miguel do Oeste.

A Salumeria Nonno Luigi é uma empresa familiar que se dedica à produção artesanal de carnes maturadas e embutidos, resgatando os costumes da cultura italiana. “Esta certificação é uma conquista que representa a viabilização técnico-econômica do negócio e possibilita a comercialização em todo o território nacional. Nós respeitamos a origem, o tempo e o clima de cada etapa da produção. A qualidade é um desafio constante, mas também uma paixão que nos move”, comenta o proprietário.

Para Loivo, o Senar/SC foi crucial para a obtenção do selo. “Seja nas reuniões presenciais mensais ou no auxílio técnico constante e ágil via e-mail e redes sociais, a técnica de campo esteve sempre à disposição para nos acompanhar e orientar”. Além de prestar apoio nos controles gerenciais da agroindústria, a engenheira de alimentos e técnica de campo da ATeG Larissa Da Fré, auxilia dentre outras atividades, na atualização de manuais de produtos e de autocontrole, desenvolvimento de tabelas nutricionais, rotulagem de produtos e organização documental dos manuais de boas práticas agropecuárias.

O supervisor técnico da ATeG Fernando Schneider ressaltou o empenho e a dedicação de Loivo e sua esposa Andressa Schoeninger na busca por esta conquista. Ele frisou que a Salumeria se tornou a empresa que mais certificou produtos no selo ARTE de uma só vez em Santa Catarina. “Um grande motivo de orgulho para o Sistema Faesc/Senar”. De acordo com Larissa, este selo certifica que os produtos são artesanais e garante que são elaborados com receitas e processos que cumprem as normas sanitárias, além de assegurar características tradicionais e culturais. “Isso torna os produtos únicos, com garantia de identidade, qualidade e segurança dos alimentos”.

Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o credenciamento total dos produtos reflete o compromisso dos proprietários com a qualidade da empresa familiar. O dirigente ainda destacou a gratidão em ver agroindústrias catarinenses alcançando novas façanhas. “É uma imensa satisfação ver tantas agroindústrias acompanhadas pela ATeG recebendo o Selo ARTE e conquistando espaço no mercado. Isso demonstra o esforço dos pequenos produtores e eleva o potencial de Santa Catarina”.

ATEG AGROINDÚSTRIA

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, explica que a ATeG com foco para a agroindústria auxilia pequenas e médias agroindústrias para a adequação à legislação, desenvolvimento socioeconômico e ambiental, boas práticas de fabricação, suporte para a gestão do negócio e criação de novos arranjos produtivos.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes, o Programa ATeG no segmento de agroindústria atendeu desde que foi criado, em 2019, mais de 172 produtores em 65 municípios. “Atualmente, conta com 5 grupos formados por 122 agroindústrias artesanais”.

*Com informações da CIDASC

Matérias Relacionadas