ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

ATeG encerra 2° Treinamento Metodológico de técnicos de campo 2024
Capa

Após a formulação de um plano de ação para 12 meses de visitas, os técnicos buscam auxiliar os produtores rurais na execução das ações previstas no planejamento, enquanto coletam informações econômicas e técnicas

17 de junho 2024

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

A Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) encerrou, sexta-feira, 14 de junho, o 2º Treinamento Metodológico de Técnicos de Campo deste ano. O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, destacou a importância da capacitação como o caminho de aprimoramento profissional e fomento ao homem do campo.

“O encerramento de mais um treinamento demonstra que a equipe da ATeG está comprometida na preparação de novos talentos, levando conhecimento e suporte técnico aos produtores rurais. Parabenizo todos os envolvidos na organização do 2º Treinamento Metodológico de Técnicos de Campo 2024”, disse o presidente da Famato.

Para o gerente da ATeG, Bruno Faria, o encontro visa capacitar novos técnicos para atender as demandas das propriedades rurais, por meio dos 94 sindicatos do estado. “Precisamos ampliar a assistência técnica, especialmente com a chegada da cadeia de grãos. Já temos a metodologia estabelecida e lançaremos um projeto piloto em fevereiro do próximo ano nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum”, disse Bruno.

Cerca de 40 profissionais das cadeias de olericultura, fruticultura, bovinocultura, cafeicultura, agroindústria, ovinocultura, avinocultura, piscicultura, floricultura e grãos estiveram no encontro. Um exemplo é Prinscilla Nunes, da cadeia de olericultura. A engenheira agrônoma veio do estado do Pará para participar do treinamento da ATeG. Para ela, o encontro foi de suma importância, especialmente na questão gerencial. Como profissional da área de agronomia, conseguiu aprimorar seus conhecimentos técnicos, tendo feito doutorado em horticultura.

“No encontro, tivemos uma parte mais aprofundada voltada para a gestão. Vamos chegar ao produtor e mostrar o que está dando lucro em sua propriedade e orientá-lo sobre o que precisa de melhoria. Também tivemos a oportunidade de trocar experiências com outros colegas presentes”, disse a profissional.

Viviane Fiorentini, de Cuiabá, considerou o evento positivo por propor todo o conhecimento da metodologia da ATeG, que ela considera bastante robusta. “O instrutor explicou o passo a passo, inclusive o que o produtor rural está ganhando, como localizar os indicadores, além de mostrar a capacidade de investimento, através de sua produção”, comentou Viviane.

A palestra foi conduzida pelo supervisor da ATeG, zootecnista Túlio Marçal, que explanou aos futuros técnicos de campo sobre os diagnósticos das propriedades, como orientar, planejar estrategicamente o desenvolvimento, visando o aumento da produtividade, a redução dos custos de produção e o incremento dos lucros.

Após a formulação de um plano de ação para 12 meses de visitas, os técnicos buscam auxiliar os produtores rurais na execução das ações previstas no planejamento, enquanto coletam informações econômicas e técnicas. Esses dados são cruciais para determinar o custo de produção da safra em questão. O treinamento teórico teve duração de 40 horas, e o objetivo é apresentar todos os passos da metodologia da ATeG.

Além do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, e do gerente da ATeG Bruno Faria, também fizeram parte do encerramento o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial.

Selo


Matérias Relacionadas