Logo CNA

ATeG 10 anos – Os produtores: Assistência realiza sonhos e aproxima famílias
ATEG10anos

Produtor de alimentos de Goiás mostra os benefícios da ATeG na propriedade e para seus familiares

10 de maio 2023
Por Senar

Brasília-DF (10/05/2023) – Para o produtor de hortaliças William Moreira da Silva, de Araguapaz (GO), a Assistência Técnica e Gerencial do Senar tem tudo a ver com reunir famílias, com a possibilidade de que pais se encontrem com mais frequência com seus filhos. Tem tudo a ver com a uma casa digna para morar e com um carro para trabalhar.

William e seu pai Roberto Moreira da Silva fazem parte de um universo de cerca de 226 mil famílias atendidas gratuitamente pela ATeG do Senar em todas as regiões do Brasil desde que a metodologia foi criada, em 2013. Desde então, mais de 900 mil pessoas foram beneficiadas.

William e a mulher Francisquele Duarte junto com os dois filhos

“Depois da Assistência Técnica e Gerencial do Senar houve uma transformação na gestão da propriedade e nas nossas vidas, eu construí minha casa e hoje temos dois carros, um exclusivamente para o trabalho. Tudo feito com a renda da produção de alimentos”, afirmou.

A família se dedica à produção de mandioca, de hortaliças folhosas e possui uma área experimental de tomate no sítio de 24 hectares localizado no assentamento Santa Ana, a 328 quilômetros de Goiânia.

O técnico de campo, Edgar Estevam; William e seu pai Roberto

A ATeG entrou na vida da família de William em 2019 por meio do técnico de campo Edgar Estevam de França, profissional que acompanhou e orientou para as boas práticas de produção e para melhorar a gestão da propriedade.

Mas os benefícios foram além do aumento da produtividade e da melhoria da renda. Hoje, em razão da melhor organização e planejamento das atividades, a família até consegue se reunir com muito mais frequência.

“Quando uma de minhas irmãs se casou no município do Ivinhema, em Mato Grosso do Sul, distante cerca de 2 mil quilômetros, meu pai não teve condições de ir. Depois da ATeG, a realidade mudou. Agora, ele vai até lá duas vezes por ano. Além disso, ele também conseguiu construiu uma outra casa”.

William atribui às conquistas da família principalmente à implementação das rotinas de gerenciamento da propriedade. Rotinas que são a essência da metodologia da ATeG.

“Antes, a gente ficava concentrado em controlar as pragas, mas não no controle das informações financeiras. Com a ATeG, conseguimos transformar a nossa propriedade e a parte gerencial foi uma das principais responsáveis por isso. “Tenho meu caderno de manejo fitossanitário e de adubação, mas tenho também um caderno específico para o controle das vendas”, afirmou.

Atualmente a produção é de 2.500 kg de mandioca de mesa e de 1.500 pés de alface por mês. O escoamento da produção é feito em Araguapaz e na cidade vizinha de Aruanã.

William conseguiu construir casa e adquirir carro a partir da ATeG do Senar

Para os próximos 10 anos, William e seu pai têm um sonho. Transformar o local em uma propriedade modelo e que seja referência na região.

A história de William é a primeira de uma série de 10 matérias que serão divulgadas até dezembro de 2023 para celebrar os 10 anos da ATeG do Senar.

Para saber mais sobre a ATeG do Senar, acesse: https://cnabrasil.org.br/assistencia-tecnica-e-gerencial

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Arquivo pessoal
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas