Logo CNA

As novas tecnologias avançam no campo
Soja 5 3 0 420815002015283404691

27 de fevereiro 2018
Por CNA

Por: FAESC

A semana que passou foi marcada por mais eventos de grande interesse dos agricultores e do agronegócio de modo geral, especialmente para o Estado de Santa Catarina. As cooperativas agropecuárias continuam liderando promoções voltadas a beneficiar seus associados, mostrando novas tecnologias em produtos, serviços e equipamentos para melhorar a produtividade, a renda e reduzir o esforço físico nas atividades do campo.

Os Dias de Campo que vêm sendo organizados por diversas cooperativas em Santa Catarina tem proporcionado avanços importantes, modernizando as atividades e, principalmente, ampliando a produtividade.

Em Concórdia no Tecnoeste da última semana foram vários os pronunciamentos de lideranças ressaltando a importância da pesquisa em tudo o que se pratica no meio rural, mostrando que os ganhos dos agricultores são expressivos, e são as cooperativas que possibilitam a difusão destas tecnologias através dos Dias de Campo.

Depois das promoções da Cooperitaipu de Pinhalzinho e da Cooperja em Jacinto Machado, na semana que passou foi a vez da Copérdia em Concórdia promover o Tecnoeste, da Coopervil em Videira, da Cravil no Alto Vale do Itajaí e da Coocam em Curitibanos realizarem seus Dias de Campo. Todos mostrando suas tecnologias e formas operacionais em benefício de seus associados.

O ponto questionado por autoridades, lideranças e expositores nesses eventos tem sido a proximidade e até coincidência de datas das suas realizações. Embora entendendo que o calendário agrícola exige que as épocas para mostrar os produtos provoquem essas coincidências, há necessidade de uma melhor coordenação ao estabelecer as datas, para que possibilite que expositores e autoridades possam participar em todos, até porque esses eventos também têm sido um fórum de reinvindicações às autoridades e políticos em prol do setor agropecuário catarinense.

Portanto, vale a pena uma coordenação estadual dessas promoções para facilitar a todos. Mas são inquestionáveis os méritos dessas promoções, e prova disso é que a cada ano têm se ampliado, não apenas em espaço físico, infraestruturas dos parques e participação de expositores, mas também a adesão dos associados das cooperativas e até mesmo do meio urbano, que tem apoiado de tal forma que se tornaram atrações para as regiões onde estão sendo realizados. Se fizermos uma análise do que avançou o setor do agronegócio a partir das realizações dos Dias de Campo veremos que a diferença tem sido muito grande. E isso é importante para toda a comunidade. Pense nisso.

Matérias Relacionadas