Logo CNA

Artesãs de Santo Antônio do Amparo participarão da Semana Internacional do Café
20171016164952 fileid cafe aula interna 0 20630600 1515060846

O objetivo é destacar, agregar valor e promover a atividade no município e no cenário nacional

17 de outubro 2017
Por Senar

Mostrar a força da mulher do campo e gerar renda: Isso é o que um grupo de mulheres da cidade de Santo Antônio do Amparo, no Sul de Minas, tem buscado por meio do Projeto Empoderamento - Renda Mulheres da Colheita, que faz parte do Programa Desenvolvimento da Cafeicultura de Santo Antônio do Amparo, que foi criado em 2015.

O objetivo é destacar, agregar valor e promover a atividade no município e no cenário nacional. Por meio do projeto, os idealizadores (empresas rurais, instituições de ensino, parceiros, cafeicultores) incentivam a produtividade com qualidade e consciência e produtividade, gerando novos meios de renda para todos envolvidos na cadeia produtiva do café.

Com esse propósito, todas as envolvidas foram capacitadas em cursos oferecidos pelo Senar Minas. Os treinamentos foram organizados em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo. De 2015 até hoje já foram realizados mais cinco cursos nas áreas de culinária do café e artesanato.

Os trabalhos feitos pelas associadas já foram apresentados em feiras no município e também na região de Santo Antônio do Amparo. Neste mês de outubro, segundo Lysandra Matsumoto, uma das coordenadoras do projeto, os produtos das “Mulheres do Café” serão expostos na Semana Internacional do Café, que ocorrerá de 25 a 27 de outubro de 2017, em Belo Horizonte.

Maria do Carmo (à esquerda) e Fabiana já estão produzindo e vendendo suas peças

Maria do Carmo Borges Garcia e Fabiana Shirley Silva fazem parte do grupo. As duas fizeram o curso de artesanato (palha e bananeira),e já estão produzindo para a venda. “Adorei fazer o curso. Eu já gostava e achava muito bonito o artesanato, agora com esse incentivo será muito melhor”, conta Maria do Carmo. Fabiana, de 25 anos, já tem até encomendas: “a gente tem postado os trabalhos no Facebook e isso tem dado uma visibilidade do que fazemos”, diz.

Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG